Culto Ecumênico abre a programação cultural da 33ª Oktoberfest

Guilherme Siebeneichler
outubro05/ 2017

A programação artística e cultural da 33ª Oktoberfest, que acontece até o dia 15 de outubro, está recheada de muita dança, música, gastronomia e eventos diversos. Com financiamento das Leis de Incentivo à Cultura do Governo Estadual e Federal, a festa evidencia as principais manifestações culturais das tradições germânicas. Nesta quinta-feira, 5, o Culto Ecumênico, momento religioso que se tornou tradicional durante  a Oktoberfest, ocorre no Pavilhão Central, às 19h30, seguido do Baile do Folclore, com a participação dos grupos de danças locais e convidados.

Conforme o coordenador de Cultura da Festa da Alegria, Mártin Brackmann Goldmeyer, esta é a mais cultural das festas. “A programação está muito vasta. O culto é um momento religioso tradicional da cultura alemã e na Oktoberfest esta é a sexta edição consecutiva”, ressalta. O Culto Ecumênico é promovido com a colaboração da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). A celebração será conduzida pela equipe formada pelo padre Zeno Rech e pelos pastores Márcio Trentini (IECLB) e Edemar Fuhrmann (IELB).

ATIVIDADES 

Em 12 dias de intensa programação, a Oktoberfest da Santa Cruz do Sul, que tem como tema central Arte, Tradição e Fé, tem a música representada por dezenas de bandinhas típicas alemãs que se apresentam em quatro palcos, com mais de 500 horas de música; bem como a dança, com a participação de Grupos Folclóricos adultos e infantis locais, regionais e de outros estados. Os Jogos Germânicos também são destaques, com modalidades como bolão de mesa, bolão de bola presa e corrida de tamancos. Com eliminatórias antes da festa, a Olimpíada Rural, conta com equipes do interior do município, que disputam provas como corrida de saco, serrar lenha e trocar rodas de carroça.

Outros destaques da programação ficam a cargo do Encontro de Corais infantil e adulto, Teatro e Torneio Internacional de Eisstocksport. A farta gastronomia típica, espalhada pela Feira das Cucas, Café Colonial, Vila Típica e Restaurante, também fica em evidência durante a 33ª Oktoberfest, assim como as aulas gratuitas de culinária e de língua alemã, respectivamente na Escola de Gastronomia Senac/Sindilojas e Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch. A grande atração cultural da Festa da Alegria são os Desfiles Temáticos, que acontecem no Centro da cidade, com a participação de mais de mil figurantes.

PROJETO – Nesta edição, a novidade é o Projeto Arte em Movimento, que tem o objetivo de resgatar e mostrar atividades que fazem parte da cultura alemã. A iniciativa, classificada como parte artístico-cultural do evento no sistema Pró-Cultura RS da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), vai contemplar 90 apresentações em um palco localizado na área central do Parque da Oktoberfest. O projeto tem apoio do Centro Cultural 25 de Julho, da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz e do projeto Bandas Típicas, e patrocínio da Philip Morris.

Programação desta quinta-feira – 5 de outubro:
Inteira R$ 10,00 / Meia-entrada R$ 5,00

14h – Abertura do Parque

14h às 22h – Exposição de material de emprego militar, Exposição de viaturas operacionais e Pista de cordas – Local a definir

14h30 – Apresentação de Grupos Folclóricos Infantis – Pórtico

15h – Oficina de Jogos Germânicos – Parque da Oktoberfest

15h às 22h – 13º Torneio Internacional da Oktoberfest Eisstocksport – C.C. 25 de Julho

16h às 18h – Banda Munich – Itinerante

19h às 21h – Banda Fest – Itinerante

19h às 21h10 – Banda Alto Astral – Lonão

19h às 23h – Banda Heilige – Pórtico

19h30 – Culto Ecumênico – Pavilhão Central

19h30 às 21h10 – Banda Nowa – Pavilhão Central

20h- Aula de Língua Alemã – Espaço Assemp

21h – Baile do Folclore – Pavilhão Central

21h às 23h – Banda Estrela de Ouro – Itinerante

21h às 22h30 – DJ Fabrício Batista – Brahma Haus

21h30 às 01h30 – Orquestra Eichelberger – Pavilhão Central

21h30 às 01h30 – Rogério Magrão e Banda – Lonão

22h30 às 00h – Conexão – Brahma Haus

00h às 01h30 – DJ Adriel Kupp – Brahma Haus

23h – Fechamento da Feirasul

02h – Fechamento do Parque

Guilherme Siebeneichler