Criada a comissão provisória para discutir crise hídrica no município

Olá Jornal
fevereiro09/ 2021

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira, 08, a criação da comissão provisória denominada “Crise Hídrica”. O grupo será formado no Parlamento Municipal com o objetivo de fomentar as discussões para a criação de alternativas à captação de água no município. O projeto tem autoria do presidente da Casa, Tiago Quintana (PDT).

Pela proposta da comissão, serão realizadas audiências para ouvir as demandas e projetos, tanto de técnicos da área, como dos moradores da cidade. “Precisamos ouvir todas as propostas para analisar caminhos. Estamos vivendo uma estiagem e precisamos pensar em alternativas para garantir o abastecimento. Venâncio já tem problemas e vai crescer,” destaca Quintana.

A matéria teve apoio de todos os vereadores, que durante a votação já apontaram propostas para garantir melhorias no abastecimento. Atualmente o Arroio Castelhano é a principal fonte de água da cidade.

“Podemos avaliar uma ligação entre o Rio Taquari e o centro da cidade. Já existe uma rede entre Mariante até Estância, é um medida para melhorar o abastecimento,” afirma o vereador Clécio Espídola (PTB), popular Galo.

Já o vereador Bombeiro Soares (Republicanos) afirma que a criação de um lago para abastecer a cidade precisa avançar. “Venâncio precisa evoluir neste projeto. Além de garantir uma fonte de abastecimento, também pode se tornar uma área de lazer.”

A comissão deverá promover ao longo do ano audiências públicas e após preparar um relatório de sugestões apontadas para o problema, para apresentar à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e aos gestores municipais.

Olá Jornal