Crescem áreas de matas nativas e reflorestadas em Venâncio Aires

Olá Jornal
junho05/ 2021

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 05 de junho, Venâncio Aires tem avanços ambientais para comemorar. Atualmente cerca de 60% do território municipal é ocupado por áreas de matas nativas, reflorestadas e de proteção permanente. A cobertura florestal registrou crescimento de 5% nos últimos cinco anos, e a tendência é de aumento.

Os espaços de matas são monitorados pelo Serviço Florestal Brasileiro, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em Venâncio Aires as áreas com matas estão em constante atualização, desde a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O sistema também é utilizado pelo órgão federal para averiguar os espaços de proteção ambiental na cidade.

Braço importante na atualização das informações sobre florestas, o escritório local da Emater/Ascar avalia que os espaços nativos devem aumentar nos próximos anos, com a diminuição da presença da agricultura no perímetro rural. “Isso deve ocorrer mais nas áreas de relevo, onde a utilização de máquinas é prejudicada. Há casos de áreas já reflorestadas após cinco anos abandonadas. O aumento das florestas em Venâncio deve seguir em crescimento, com as dificuldades de sucessão rural,” avalia o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local, Vicente Fin.

Áreas mapeadas pelo Serviço Florestal Brasileiro em Venâncio Aires

ÁGUA
Além do aumento da área florestal em Venâncio Aires, os dados monitoram pontos de nascentes e olho d’água. Atualmente na cidade estão catalogados mais de 200 pontos deste tipo, que estão na base de dados do Serviço Florestal Brasileiro. Destes, nove estão na área urbana. “O aumento da área de floresta está também ligado com um novo olhar para a proteção de nascentes. Esta é uma tendência e os nossos agricultores já compreenderam a importância da proteção destes espaços, com vegetação,” explica Fin.

FUTURO BOM
Os próximos anos seguirão de aumento na área florestal de Venâncio. O aprimoramento de ferramentas para acompanhar as matas, por meio de satélite, além de programações e conscientização, ajudarão na proteção das áreas de florestas. “Hoje o produtor compreende a necessidade da área de mata, tanto para a proteção de córregos e rios, como para nascentes. O uso correto do solo e o ganho na produtividade também ajudam no manejo das propriedades. Os espaços verdes terão ganhos importantes ao longo dos próximos anos,” conclui Fin.

FOTO: Divulgação/Pixarbay

Olá Jornal