Cortes e medidas de controle das despesas públicas em debate no mês de agosto

Olá Jornal
julho23/ 2018

A partir de agosto o Governo Municipal buscará reduzir os gastos públicos e garantir o fechamento do ano sem descontrole nas contas. Uma lista de 21 pontos para cortes foi elaborada pela equipe do Controle Interno, para o prefeito Giovane Wickert analisar e garantir pontos de redução. Entretanto, em entrevista ao Olá Jornal, o gestor público revelou que uma decisão sobre as sugestões será tomada após o retorno das férias, em agosto.

Além disso, o gestor afirma que pretende colocar em debate com todos os secretários as recomendações para garantir economia nas despesas. “Será um debate amplo, e precisamos discutir de forma conjunta para não prejudicar serviços e apontar soluções para as nossas necessidades.”

As mais de vinte sugestões, segundo Wickert, não serão colocadas em prática na integralidade. “O Controle Interno nos dá sugestões, entretanto, há medidas que não podem custar serviços para a população, e isso não vai ocorrer. Entretanto 50% das ações devem ser colocadas em prática,” destaca.

TURNO ÚNICO
Entre as medidas sugeridas para serem colocadas em prática está a adoção de turno único, com proposta de gerar economia aos cofres públicos. “Mas esta medida não será colocada em prática. A economia gerada não representa muito e os serviços públicos são prejudicados. Quando uma empresa está em crise, se trabalha mais, e isso que precisamos fazer,” argumenta.

REGIÃO
As novas ações de economia na prefeitura de Venâncio Aires se alia a medidas já adotadas desde o ano passado para congelar as despesas. Entre as ações está uma comissão de comprar, que analisa investimentos e despesas de forma mais criteriosa. Mesmo com a adoção de critérios para congelar os gastos, há déficit projetado no orçamento do ano. Entretanto, a equipe financeira da prefeitura tem buscado equilibrar a situação ao longo dos meses.

Na região, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP) anunciou nesta semana um decreto para cortar os gastos públicos. As medidas atingem investimentos, nomeações e despesas correntes. O objetivo, é garantir o fechamento das contas do ano no azul.

Olá Jornal