Corsan trabalha para afastar possibilidade de desabastecimento em Venâncio Aires devido à estiagem

Olá Jornal
janeiro17/ 2022

A severa e prolongada estiagem que o Rio Grande do Sul está enfrentando vem provocando a diminuição do nível de muitos mananciais, o que dificulta a captação de água para o abastecimento das cidades. É o que ocorre em Venâncio Aires. A vazão do arroio Castelhano, onde é feita a captação de água para o município, diminuiu de uma média normal de 160 litros por segundo para cerca de 115 litros por segundo.

Devido a esse preocupante cenário, a Corsan está implementando uma série de ações para minimizar os efeitos da falta de chuvas. Na última sexta-feira (14), fez um barramento provisório no arroio Castelhano abaixo da barragem de nível. Também está trabalhando na reativação de um poço na região central da cidade e na montagem e operação de mais dois poços.

Na última sexta-feira, devido aos baixos níveis do arroio Castelhano, a Prefeitura editou decreto restringindo e disciplinando o uso da água em todo o município. De acordo com o documento, a água deve ser utilizada exclusivamente para consumo humano e animal.

Nesse sentido, a Corsan também pede a colaboração da comunidade de Venâncio Aires para que utilize a água com consciência, para afastar a possibilidade de desabastecimento.

Siga essas dicas para economizar água:

  • Não lave o carro nem a calçada.
  • Não tome banhos demorados.
  •  Não deixe a torneira aberta se não estiver usando.
  • De forma geral, não desperdice água, usando somente o necessário.

FOTO: Divulgação/AI CORSAN

CRÉDITO: AI CORSAN

Olá Jornal