Corsan implantará cinco novos poços para abastecimento na cidade

Olá Jornal
março27/ 2018

Mesmo com Venâncio Aires não registrando problemas de falta d’água, a não ser em casos pontuais. A Companhia Riograndese de Saneamento (Corsan) prepara investimentos em novos poços para os próximos dias. Em pesquisa realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) foi apontado que o município precisa buscar novos mananciais para captação. Como medida paliativa, a unidade local da estatal prepara novas perfurações.

O maior volume de água tratada na cidade vem do Arroio Castelhano. Entretanto, outros cinco poços servem de suporte para manter a pressão e abastecimento em locais mais altos do território municipal.

Os novos pontos serão implantados nos bairros, Bela Vista, Parque do Chimarrão, Brands e Santa Tecla. Além disso, uma nova perfuração será feita junto a Estação de Tratamento de Água, no bairro Morsch. “Esta divisão objetiva garantir o abastecimento integral e com pressão para os bairros mais novos do município. Com certeza, após a conclusão deste serviço não registraremos problemas de falta de água,” explica o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr.

MANUTENÇÃO
Apesar dos novos investimentos em pontos de captação, a Corsan realizou um mapeamento da situação do Castelhano. Foram identificadas mais de 90 nascentes e pontos que precisam de proteção. Por isso, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS), serão detalhadas ações para garantir a proteção do leito do arroio. Além disso, o Município busca junto ao Governo Federal, enquadramento em programa que indeniza produtores rurais que protegem as áreas ribeirinhas.

FUTURO
A direção estadual da Corsan mantém projetos para serem implantados em Venâncio Aires. Entre eles está a construção de uma barragem no arroio Lajeadinho em Linha 17 de Junho. A construção de uma adutora entre a ETA e o rio Taquari foi descartada pelo custo.

Olá Jornal