Corsan aumenta nível de cloro na água para prevenir surto de diarreia no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
outubro22/ 2021

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) decidiu aumentar em 80% o nível de cloro na água que abastece 317 municípios gaúchos. A medida serve para prevenção contra o aumento da doença diarreica grave no Rio Grande do Sul. Em 07 de outubro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu um alerta para o aumento expressivo de casos desde o final de agosto.

Conforme dados recentes, mais de 2 mil pessoas já foram afetadas em 25 cidades gaúchas. Um novo boletim está sendo produzido, mas ainda não há previsão para ser divulgado.

O norovírus, responsável pela transmissão da doença, entra no organismo principalmente através da ingestão de água contaminada. Portanto, conforme a companhia, o problema não costuma se originar da água tratada.

O principal problema, segundo autoridades, está relacionado com os reservatórios domésticos, que armazenam água natural e, por isso, devem ser limpos regularmente, mantendo os recipientes tampados para evitar qualquer contaminação. Com a medida, a quantidade de cloro irá aumentar de 0,5 para 0,9 miligramas por litro.

A Corsan garante que o aumento está dentro do que permite a legislação e que não vai afetar o consumo. Conforme portaria do Ministério da Saúde, é possível aplicar até 2 mg/l.

Com informações GaúchaZH

Olá Jornal