Correios preparam ampliação dos CEPs em Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
dezembro24/ 2016

Os Correios irão alterar a codificação postal de Venâncio Aires. Para o próximo ano Papai Noel vai precisar ficar mais atento com a entrega dos presentes e a criançada terá que incluir novos CEPs nas cartinhas. A medida faz parte de plano para melhorar o sistema de entregas e destinará códigos por ruas e bairros. Atualmente no município o número 95800-000 atende a cidade. A proposta da agência local é de iniciar o projeto para definição dos novos trechos. A previsão é de concluir este trabalho até metade do próximo ano.

Passam pelo processo de codificação municípios que possuam a lei de bairros com o mapa atualizado e mais de 50 mil habitantes. O CEP utilizado no Brasil é composto de oito dígitos, divididos em duas partes, uma de cinco algarismos e outra de três, separadas por um traço.

Conforme o coordenador regional dos Correios, Marcelo Haas, em média a cada 400 metros ou um quilômetro de rua será especificado um código postal. “ A implementação deste processo tem por objetivo facilitar o tratamento das correspondências. Isso busca melhorar também a distribuição feita pelos carteiros.”

Lajeado passou pela mudança este ano, foram incluídos no município vizinho 1,5 mil CEPs. “Ao longo do ano será realizado o projeto técnico e definição dos novos códigos municipais. A expectativa é de iniciar a implementação no fim de 2017 ou início de 2018,” explica Haas.

Para o interior os CEPs continuarão os mesmos, a não ser nas sedes de distritos que já possuem códigos postais diferentes para cada agência comunitária implantada. No total são 13 unidades do tipo no perímetro rural.

Guilherme Siebeneichler