Corede/VRP vai encaminhar carta de demandas aos candidatos

Olá Jornal
agosto28/ 2018

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) vai elaborar uma carta contemplando as demandas regionais e fará a entrega aos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal. A proposta foi apresentada no 1º Seminário de Articulação e Integração das Políticas Regionais do Vale do Rio Pardo, que aconteceu nesta terça-feira, dia 28, na Unisc.

O evento, que congregou uma série de entidades, contou com uma conferência com o doutor Antônio Paulo Cargnin (PPGGEO-UFRGS e SPGG-RS), além da apresentação das Políticas e Projetos de Planejamento Territorial na Região, pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) e Centro-Serra (AMCSERRA), a Associação dos Municípios do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP) e Associação do Turismo dos Municípios do Centro Serra (ATURCSERRA), o Consórcio Intermunicipal de Serviços (CISVALE), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e do Baixo Jacuí e o APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI-SCSC), Lucas Rubinger, fez uma rápida explanação da campanha Duplica 287, e convidou a todos os municípios a se engajarem nesta luta.

AÇÕES

O professor Rogério Silveira, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, que coordenou o Seminário, destaca algumas ações que foram propostas a partir do evento. Entre elas, está a elaboração de uma carta de intenções da região, com propostas de investimentos prioritários, para a entrega aos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado. “Trata-se de algo muito importante para que se possa cobrar um posicionamento posterior dos eleitos no comprometimento com a região”, observou.

As outras ações contemplam áreas como o turismo, com a revisão e atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento; a promoção de seminários nas áreas ambiental para tratar de boas práticas de resíduos sólidos e conhecer outras experiências; de planejamento territorial, para a revisão dos Planos Diretores; de energia alternativa, para a produção de energia fotovoltaica; além de um mapeamento das instituições para a cartografia regional de suas experiências.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa do Corede/VRP

Olá Jornal