Corede/VRP realiza assembleia regional na próxima terça-feira

Olá Jornal
setembro06/ 2020

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realiza na próxima terça-feira, dia 8, às 14h, a Assembleia Inicial Pública Regional, que  irá desencadear formalmente o processo da Consulta Popular na região. A assembleia será realizada na modalidade virtual, por videoconferência e pode ser acompanhada pelo link (https://meet.google.com/xnm-sqsb-ovo), pois é aberta à comunidade em geral.

Segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, na pauta constam os temas como a apresentação dos pagamentos atualizados da Consulta Popular na região e regras da Consulta Popular pela equipe da SGGE/RS; a apresentação do Caderno de Diretrizes; a definição se assembleias municipais e/ou microrregionais; a constituição da Comissão Regional da Consulta Popular, integrada por 9 pessoas; a definição dos critérios regionais – número de projetos da cédula, número de demandas eleitas, valor por projeto, participação mínima por município, entre outros detalhes e o debate de assuntos gerais.

“Estamos dando o passo inicial da Consulta Popular no Vale do Rio Pardo, ao definirmos nesta assembleia os detalhes como o número de projetos e o número de demandas eleitas, valor por projeto, entre outros detalhes”, ressalta o presidente do Corede/VRP, Heitor Petry.

Segundo ele, a pandemia fez com que se alterasse a forma de realização das assembleias – que serão de forma virtual – e também da votação.  “Mesmo assim, nossa expectativa no tocante à votação é atingirmos a participação necessária em cada município, já que de certo modo, já vínhamos encaminhando para uma votação virtual nos anos anteriores”, destaca.

Este ano, a votação vai ocorrer totalmente de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26/10 e 03/11 de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

 Sobre a Consulta Popular

Realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, a Consulta Popular é organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.

CRÉDITO: AI Corede/VRP

Olá Jornal