Corede/VRP promove Fórum da Diversificação na Expoagro

Olá Jornal
março20/ 2019

Pelo quarto ano consecutivo, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) assumiu, junto com a coordenação da Expoagro Afubra, o desafio de coordenar o Fórum de Diversificação e Atividades Rurais. Nesta edição o tema será “Tecnologias para o campo: Gestão” e ocorre no dia 28 de março, quinta-feira, às 9h, no Auditório Central.

Conforme o coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles, o evento é um espaço de grande importância dentro da programação, por ser protagonista de exposição, debates e discussões de atividades produtivas rurais, e é realizado por lideranças de instituições do meio rural, assim como produtores rurais que buscam promover a diversificação rural.

“O Corede Vale do Rio Pardo tem coordenado este evento nos últimos anos justamente por ter como finalidade, princípios e objetivos a promoção e a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico de suas necessidades e potencialidades, para a formulação e implantação de políticas e diretrizes que possam promover o desenvolvimento integrado da região”, pontuou Dornelles. Dorneles lembra que o Vale do Rio Pardo se caracteriza por ter sua base econômica no setor agropecuário e nesta edição da feira, com o tema “Tecnologias para o campo: gestão”, vai estar apresentando cases de propriedades que fazem adoção de tecnologias, mediante uma boa gestão de propriedade rural de produção de leite.

Fórum da Diversificação será realizado no último dia da feira, 28 de março (quinta-feira), com início às 9h, no Auditório Central, tendo sido organizado pelos integrantes do Comitê Setorial Econômico do Corede Vale do Rio Pardo, que é uma das cinco estratégias regionais que integra o Plano Estratégico Regional.

Fazem parte deste Comitê representantes de diversas entidades, como Emater/RS, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Comercial e Industrial, Santa Cruz Novos Rumos, Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo, Prefeituras Municipais, Afubra, entre outros.

EXPERIÊNCIAS

Os integrantes do Comitê Setorial Econômico propuseram a apresentação de duas experiências obtidas junto famílias rurais, assistidas pela Emater/RS em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, respectivamente, que irão socializar os resultados obtidos a partir da adoção de ferramentas do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e uso da tecnologia, através  de um programa digital, para definir a dieta e alimentação de bovinos junto as unidades de produção familiar produtoras de leite.

Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, considerando a importância de políticas públicas voltadas a fortalecer a agricultura familiar e o momento de início das novas gestões, entendemos, juntamente com o grupo, ser importante as secretarias voltadas à agricultura familiar, apresentarem o que pretendem desenvolver através de seu plano de ação para a área em termos de programas e políticas, especialmente voltadas aos temas tecnologias e gestão sustentável, a nível federal e estadual.

Neste sentido, o Fórum da Diversificação trará para o debate a explanação dos secretários Fernando Henrique Kohlmann Schwanke – Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo (MAPA) e Luis Antônio Franciscatto Covatti (Covatti Filho) – Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, que apresentarão o tema “Políticas e programas para a agricultura familiar”, no âmbito federal e estadual, respectivamente. Abaixo a programação completa do evento.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28 de março de 2019

Local: Auditório do Parque da Expoagro Afubra

9h: recepção

9h15 – Experiência 1

Tema: Programa de Gestão Sustentável na produção de leite

Família Breunig

Linha Júlio de Castilhos

Santa Cruz do Sul – RS

9h40 – Experiência 2

Tema: Tecnologias de produção no desenvolvimento da pecuária leiteira

Família Hermes

Vila Palanque

Venâncio Aires

10h – Políticas e programas federais para a agricultura familiar

Fernando Henrique Kohlmann Schwanke – Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo (MAPA).

10h30min – Políticas e programas estaduais para a agricultura familiar

Luis Antônio Franciscatto Covatti (Covatti Filho) – Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul.

Olá Jornal