COP7 em debate na Assembleia, vereadores participam

No dia 19 de maio deputados estaduais do Rio Grande do Sul se reúnem com representantes da cadeia produtiva em encontro preparatório para a 7ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A proposta é de coletar informações iniciais e garantir abertura de dialogo com membros do governo para evitar prejuízos aos setor. O pedido de audiência na Assembleia Legislativa foi feito pelo deputado Marcelo Moraes (PTB).

Os vereadores que integram a Comissão Especial em Defesa do Tabaco também participarão dos debates. O encontro ocorre a partir das 10h em Porto Alegre. Segundo Moraes a COP7 é uma incógnita e preocupa o defensores desta cultura agrícola. “Queremos saber o que está acontecendo e quais serão as posições do governo brasileiro. Por isso é preciso unir forças. O Brasil nunca teve uma posição clara sobre o tabaco.”

A pauta de discussões do evento promovido pela Organização Mundial da Saúde ainda é desconhecida, o que preocupa os representantes do setor. Neste ano a conferência ocorre de 7 a 12 de novembro na Índia. “Não sabemos que será debatido ainda. Nosso objetivo é de pressionar os representantes de Brasília para que não prejudiquem os nossos produtores,” explica Moraes.

COP NA PAUTA

Foi aprovada também nesta semana a realização de uma audiência pública sobre a próxima Conferência das Partes para o Controle do Tabaco. Encontro foi solicitado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), mais não tem data para ocorre. A proposta é de realizar o debate na cidade de São Lourenço do Sul.

Tags:, ,
Guilherme Siebeneichler