COP 8 tem data confirmada e já começa a mobilizar setor

Guilherme Siebeneichler
setembro11/ 2017

Se tem um evento mundial que atrai os olhares da região, é a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP). A oitava edição será realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 1º e 06 de outubro. A informação foi divulgada pela Aliança da Convenção-Quadro (Framework Convention Alliance, em inglês), entidade que reúne organizações ligadas ao setor da saúde, que acompanham o tratado global para diminuir o consumo de cigarros.

A última conferência (COP7) foi realizada em Nova Delhi, na Índia, entre os dias 07 e 12 de novembro de 2016. Naquela oportunidade os representantes do governo brasileiro, na conferência, defenderam mais a situação do mercado nacional, quanto as medidas para coibir o cultivo e comércio de tabaco. Para o próximo ano, estarão em pauta, o tratado internacional de combate ao cigarro ilegal, cigarros eletrônicos e a responsabilização da indústria tabacaleira quanto aos custos de tratamentos de saúde.

COMÉRCIO ILÍCITO
O Protocolo para Eliminação do Mercado Ilegal de Produtos de Tabaco ganhará novo fôlego na COP8. Isso porque são necessários 40 países para a criação de um tratado paralelo que abordará a união de forças na tentativa de barrar o comércio irregular de cigarros. O Brasil é um dos 30 países que já assinaram o tratado. A proposta é de listar ações conjuntas para unir forças policiais, defesa e órgãos alfandegários para barrar o comércio do produto ilícito. Se garantir assinaturas, após a COP8 será realizada a primeira reunião do tratado. Os debates ocorrerão entre os dias 08 a 10 de outubro, na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Guilherme Siebeneichler