Cooprova assume gestão da Feira do Produtor no centro

Guilherme Siebeneichler
outubro31/ 2017

Em evento na manhã desta terça-feira, 31, a Prefeitura de Venâncio Aires assinou convênio com a Cooperativa de Produtores do município (Cooprova) para cessão de uso do prédio da Feira do Produtor. Com isso, a entidade será irá realizar a comercialização de produtos produzidos pelos associados nas terças, quartas e sextas-feiras. Além dos sábados pela manhã. A novidade fica para a feira no fim do expediente entre 16h e 20h nas sextas.

Atualmente são 171 sócios ativos na entidade que comercializam a produção por meio da entidade. O local aos fundos do prédio da prefeitura abrigará entre 15 e 20 feirantes. Além de verduras e frutas, há comércio de pastéis, massas e bolachas. A Cooprova tem como principal cliente o poder público municipal, que adquire alimentos das famílias cooperadas para destinar a merenda escolar.

O presidente da cooperativa venâncio-airense, Luciano Quintana de Carvalho, destacou a importância do local para incentivar a produção de alimentos. “A feira significa mais oportunidade de venda para os produtores. Esse é um passo importante para o crescimento da cooperativa.”

O prefeito Giovane Wickert (PSB) durante ato de assinatura do convênio, lembrou que o município possui ações para diversificar as lavouras. “Há um estímulo para o crescimento das outras culturas agrícolas no município. Isso já é uma realidade. Queremos ser referência nas políticas públicas para o incentivo a produção de alimentos também,” ressalta.

Para o vice-prefeito, Celso Krämer (PTB), a produção primária tem garantido apoio do Executivo Municipal. “Para o próximo ano já teremos técnicos agrícolas nos distritos. Isso vai oportunizar aumento na produção e melhorias nas demais culturas agrícolas, com apoio da Emater.”

VALE FEIRA 

A Cooprova, conforme a supervisora administrativa, Carine Larsen, espera ampliar as oportunidades de negócios com a nova feira. “Com esse espaço queremos a aproximação com os servidores municipais. Queremos efetivar a proposta de criação do vale feira para o funcionalismo. Isso garantiria melhores condições e garantias de compra da produção dos agricultores associados.”

Além do espaço da Feira do Produtor, a Cooprova mantém a feira quinzenal na Travessa São Sebastião Mártir e o espaço administrativo está localizado no bairro Leopoldina na estrutura antiga da escola Alfredo Scherer.

Guilherme Siebeneichler