Cooperativismo como protagonista econômico e social na região, evento na Fenachim debateu potenciais do sistema

Olá Jornal
maio18/ 2022

Compreender o cooperativismo como protagonista econômico e social na região e agir para isso. Este foi o objetivo do Seminário de Cooperativas do Vale do Rio Pardo realizado pela Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) e pela Cooperativa Sicredi, na última quinta-feira, 12, durante a 16ª Fenachim.

De acordo com o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, a busca é pelo fortalecimento das cooperativas mostrando sua importância e novas oportunidades. “Quando a gente reúne lideranças nessa área, pessoas para debater temas que remetem a outras oportunidades, também até no próprio turismo que podem estar integrados a produção de alimentos, eu creio que isso faz parte desse processo de evolução e organização”.

Com 103 anos de história, a Sicredi tem atuado no fortalecimento do setor dando direção e capacitando as cooperativas. “Hoje a nossa cooperativa já num outro patamar, mas quando ela começou, começou assim pequena, algumas pessoas se organizando. Certamente nossos fundadores não imaginaram o tamanho que seria a Sicredi um dia e eu imagino que os que hoje estão lidando nos processos de cooperativas não têm uma dimensão do tamanho que podem atingir um dia, mas de importância sim”, lembra.

Além disso, a organização favorecerá o grupo na abertura de novos mercados. “Isso para nós está muito claro que na lógica do cooperativismo esses agricultores unidos, integrados, vão poder produzir mais, melhor, com qualidade também porque isso vai conectar com a parte de assistência técnica, melhora na qualidade de produto mas também ter potencial para entrar no mercado. Hoje a gente ainda tem bastante espaço no mercado local, mas porque não podemos pensar futuramente me abastecer grandes centros, então o céu é o limite”.

Para Petry, as políticas públicas têm contribuído para a expansão das cooperativas mas é preciso ir além. “A gente não pode ficar restrito só nisso, mas ajuda muito para que a agricultura familiar de pequena escala possa, através do cooperativismo, de fato ser protagonista de um papel econômico social e econômico na região”, conclui.

Olá Jornal