Cooperativas realizam a Feira da Cooperação como ação do Dia C em Santa Cruz do Sul

Olá Jornal
julho07/ 2018

A Sicredi Vale do Rio Pardo, em parceria com a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, realizou nesta sexta-feira, 6, a segunda edição da Feira da Cooperação, no Shopping Santa Cruz, com produtos provindos da agricultura familiar local. A ação fez parte do Dia de Cooperar, Dia C, comemorado em 30 de junho, em todo o Brasil, com a participação de cooperativistas e voluntários. A iniciativa teve ainda apoio da Coopersanta Alimentos, Shopping Santa Cruz, Mesa Brasil Sesc e Francisco Frantz Imagens.

O gerente de Relacionamento da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha, destacou que a iniciativa apesar do movimento não ter sido tão grande foi considerada um sucesso. “Em apenas um dia de feira, conseguimos arrecadar mais que durante a ação do ano passado, que aconteceu em dois dias”, ressaltou. A exemplo do ano passado, as pessoas compravam na feira em sistema self service. Os consumidores escolheram no ato do pagamento para qual instituição o valor total deveria ser repassado, a escolhida foi a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame).

Entre os produtos adquiridos pelas cooperativas para a realização da feira estavam alface, mandioca, banana, bergamota, batata doce, beterraba, brócolis, biscoitos variados, cenoura, conservas, couves, feijão, laranja, mel, melado, entre outros. Os alimentos que sobraram foram doados ao Mesa Brasil Sesc, que repassou os mesmos para a Casa da Criança, de Santa Cruz do Sul. Quem circulou pelo shopping neste dia também teve a oportunidade de saber mais sobre saúde, alimentação e educação financeira.

Desde 2016, a proposta do Dia C é colaborar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A Feira da Cooperaçãopromovida com foco na intercooperação e com apoio de parceiros trabalhou de maneira prática cinco ODS: consumo e produção responsáveis; saúde e o bem-estar; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

FOTO: Igor Flamel Francisco

Olá Jornal