Cooperativas garantem que ninguém fique para trás

Guilherme Siebeneichler
julho01/ 2017

Pelo seu caráter inclusivo buscando o desenvolvimento social, a produtividade e a sustentabilidade, as cooperativas chegam a 2017 como principais aliadas das Nações Unidas na busca por mais igualdade entre os povos. “As cooperativas têm muito a contribuir para a erradicação da pobreza, reduzir as desigualdades entre os gêneros e proteger o meio ambiente,” afirma o diretor da ONU, Maxwell Haywood.

Além disso, este sistema tem se destacado em momentos difíceis da economia. No Rio Grande do Sul, o crescimento é de 14,22% com faturamento de R$ 41,2 bilhões em 2016. Os dados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foram apresentados na quinta-feira, 28, em Porto Alegre e demonstram que o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho se reflete no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registrou uma expansão de 76%.

O faturamento das cooperativas, destacam-se as atividades relacionadas aos quatro ramos que mais movimentam a economia do RS: Agropecuário com 14,51%; Crédito com 18,54%; Saúde com 9,88% e Infraestrutura com 6,29%. Os demais ramos (Transporte, Trabalho, Educacional, Produção, Consumo, Habitacional, Turismo e Lazer, Mineral e Especial) também apresentaram crescimento com 8,68%.

FORÇA NA CRISE
De acordo com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o cooperativismo possui força e contribui para o desenvolvimento econômico e social do RS atuando com resiliência em tempos de crise. “No mundo inteiro, o cooperativismo demonstra resiliência a crises devido à confiança do setor. As pessoas tendem a se unir na crise. Prova disso é que em 2016 as cooperativas continuaram investindo em setores fundamentais da economia”.

ALENTO
Para o presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, o crescimento do sistema demonstra capacidade de desempenho de seu papel. “É um alento e uma esperança de transformação como meio de evoluirmos em sociedade.” Ele afirma que a cooperação consegue colocar as pessoas no centro dos objetivos e não no fim.
As cooperativas gaúchas apresentaram crescimento em seu quadro de pessoal e atingiram a marca de 58,9 mil empregos diretos. O RS é o 2º Estado com o maior número de associados, com 2,8 milhões sócios distribuídos em 420 cooperativas, o que representa 21,54% do quadro de associados do País, que conta com 13 milhões de sócios.

Guilherme Siebeneichler