Cooperação: unir para desenvolver a região de forma conjunta

Olá Jornal
julho10/ 2021

No último dia 03 de julho foi comemorado o Dia do Cooperativismo, mas o mês também marca a importância das atitudes cooperativas para ajudar no desenvolvimento. A ampliação de entidades deste tipo é apontado como o caminho para fomentar a recuperação econômica do país. No Vale do Rio Pardo, o Conselho Regional de Desenvolvimento (CoredeVRP) tem no seu planejamento estratégico ações para colaborar no aumento de cooperativistas ativas.

Um dos focos está o setor primário, importante mola propulsora do desenvolvimento regional, mas que carece de ações específicas, como melhorias em rede de energia, fomento de logística e entrega de produtos, pontos de venda, melhorias em telefonia e construção de cadeias produtivas.

Para o presidente do CoredeVRP, Heitor Petry, a região tem avançado nas ações de cooperação e há espaço para novas entidades com base no associativismo. “Temos exemplos muito positivos, um deles é da Cooprova em Venâncio Aires. Quando os produtores se unem para atender demanda de mercado, garante-se produção e renda de forma conjunta,” destaca.

Identificar necessidades é um dos caminhos para ampliar o número de cooperativas. “As ações cooperativas partem de necessidades dos grupos e localidades. A partir desta identificação se busca formalizar o grupo e pensar nas estratégias para alcançar os resultados projetados. Tudo parte da necessidade, seja pela produção de produtos, investimento em infraestrutura ou crédito,” explica.

ALTERNATIVA
De acordo com o dirigente, a região avançou de forma significativa nas ações cooperativas. “As cooperativas se apresentam como alternativa, tanto econômica como social. Podemos comemorar, que ao longo dos últimos anos este espírito de cooperação teve crescimento. É um caminho a ser seguido para garantir produção organizada, como é o caso do setor primário,” comemora Petry.

VENÂNCIO
Nos últimos cinco anos Venâncio Aires viu a presença de modelos cooperativos aumentar. Entraram em operação no território local aviários da Cooperativa Cosuel (Dália) e investimentos da Languiru, também com uma unidade comercial para a venda de insumos. As duas têm sede em municípios do Vale do Taquari, região consolidada com cooperativas.

“O Vale do Rio Pardo está recebendo investimentos destas cooperativas que já estão consolidadas no Vale do Taquari. Esta presença deve aumentar nos próximos anos, especialmente com o setor primário. Venâncio é um exemplo, que está recebendo investimentos na produção de proteína, com tendência de crescimento nos próximos anos,” destaca Petry.

CRÉDITO
A mais tradicional cooperativa de crédito na região, com mais de um século de atuação, a Sicredi é outra aliada no desenvolvimento. Além de suporte financeiro para alavancar novos negócios, a entidade é uma importante fomentadora de novos empreendimentos, tanto na área urbana, como no perímetro rural.
Exemplo disso, está no programa de financiamento das placas solares para economia de energia elétrica. “Estamos sempre atentos às demandas dos nossos associados. Nosso desafio é integrar campo e cidade, focando no desenvolvimento conjunto, já que a nossa base econômica tem relação direta com a agricultura,” destaca Petry, que também preside a Sicredi Vale do Rio Pardo.

Além do financiamento de placas fotovoltaicas, outro programa lançado no ano passado pela cooperativa busca atender a demanda dos produtores. O acesso à água. Para isso, a entidade criou formas de financiamento de sistemas de irrigação, pensando na autonomia do produtor durante os períodos de estiagem.

FOTO: Divulgação/AI Dália

Olá Jornal