Convênio com a Unisc poderá garantir atendimento aos animais de rua de Venâncio

Olá Jornal
dezembro13/ 2019

Está programado para março a início das operações do Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Mas além da nova estrutura, as cidades da região também devem ganhar novos serviços, a partir de convênios. Venâncio Aires, que cogitava sediar o curso no campus local, poderá ser um dos municípios contemplados com serviços para tratar animais de rua, cabanhas e silvestres.

A informação foi repassada pela reitora da Unisc, Carmen de Lima Helfer, que destacou o interesse de formalizar parcerias com Venâncio. “Temos interesse pela proximidade e porque a história do curso iniciou na cidade. Estamos conversando com outras cidades, para garantir atendimentos e suporte no tratamento de animais de rua ou em outros tipos de serviços.”

A construção de um Centro de Bem-estar Animal na Capital do Chimarrão, também pode contar com serviços de alunos que estão no curso. “Assim como ocorre na Medicina, os alunos de Veterinária precisam atuar em unidades, e poderiam alinhar o seus trabalhos ao centro de Venâncio. É uma forma de parceria para ajudar no controle e atendimento dos animais abandonados,” explica.

Um modelo de convênio já foi assinado com a prefeitura de Santa Cruz do Sul, que além de destinar o prédio em Linha Pinheiral, também adiantou R$ 1 milhão para serviços de atendimento médico veterinário.
Como contrapartida aos investimentos feitos pelo Município, a universidade oferecerá todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além de adquirir o mobiliário, os equipamentos e os insumos necessários. O hospital disponibilizará, assim que entrar em funcionamento, uma série de procedimentos que serão usufruídos pela Prefeitura, Ongs, protetores independentes e pessoas de baixa renda. Estão previstos no termo de colaboração, consultas, atendimento para ferimentos leves e graves, tratamentos básicos como aplicação de vermicidas, vacinas, esterilização, alojamento, captura e transporte, exames de imagem e de análises clínicas, internações e cirurgias de alta complexidade em animais de pequeno e grande portes.

CENTRO ANIMAL
O projeto de construção do cento de bem-estar animal é discutida ao longo do ano. A unidade será construída em espaço da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada. A previsão do Município é de utilizar parte dos prédios já existentes para estruturar o local de atendimento aos animais. O investimento deve ultrapassar os R$ 100 mil para reforma e melhorias de um espaço junto a área da Favan.

Olá Jornal