Contratações temporárias para a safra em Venâncio alcançam projeção e registra crescimento de 20% este ano

Olá Jornal
agosto06/ 2021

O crescimento nas contratações temporárias nas indústrias do tabaco foi antecipado no primeiro trimestre, garantindo um semestre com 20,73% mais empregos, se comparado com igual período de 2020. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, o aumento era previsto desde o início do ano, com a sinalização das indústrias em antecipar o processamento de tabaco.

Neste ano, apesar dos meses de maio e junho negativos no saldo de empregos, a Capital do Chimarrão gerou 4.548 postos de trabalho. Conforme avaliação da entidade de classe, os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em julho e agosto devem registrar os maiores resultados negativos do ano, isso porque, a expectativa inicial era de contratos na safra até o fim do oitavo mês. Porém, com ritmo mais acelerado no semestre, o maior volume de processamento já foi encerrado na maioria das empresas do setor na cidade.

Segundo o administrador do sindicato, Ricardo Sehn, ao longo do semestre o ritmo de contratações foi maior, também por conta da concentração de negócios nas indústrias. “As exportações estão em alta e neste primeiro semestre as indústrias mantiveram os trabalhadores safristas para dar conta dos negócios contratados. Este ritmo maior também antecipou o encerramento de contratos temporários. Muitos trabalhadores que tinham previsão de contratação até o fim de agosto, já foram dispensados ainda no fim de julho,” destaca.

Além das indefinições sobre os protocolos sanitários em função da pandemia, a elevação do dólar aqueceu o processamento de tabaco, exigindo mais mão de obra, segundo análise da entidade de classe. “Ao longo dos últimos meses vimos um movimento intenso no mercado exterior, especialmente pelas compras da China. A demanda movimentou as indústrias nas contratações,” afirma Sehn.

A safra de processamento desacelera nas indústrias a partir do mês de agosto. A expectativa é de antecipação da próxima safra, já com início da compra a partir de dezembro. O Sindicato local também projeta uma diminuição de até 800 vagas temporárias a partir de 2022, com o encerramento da UTC em Venâncio Aires.

JUNHO
A Capital do Chimarrão fechou o mês de junho com saldo negativo na geração de empregos. Foram 962 admissões e 1.185 desligamentos. O saldo de 223 postos de trabalho a menos está diretamente ligado ao período de safra na indústria de processamento, que em 2021 também antecipou as contratações nos meses de janeiro e fevereiro.

FOTO: Divulgação/AI SindiTabaco

Olá Jornal