Contratação de safristas está maior neste ano

Olá Jornal
fevereiro13/ 2020

O número de contratações de safristas nas fumageiras está maior nesta safra. Já no mês de janeiro foram 74 trabalhadores a mais do que no ano passado. Em 2019, o número de trabalhadores nas indústrias de tabaco era de 1.592. Neste ano são 1.666.

De acordo com o administrador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins, Ricardo Sehn, o índice demonstra que mais uma vez a safra será antecipada como ocorreu em 2019. “Pelo que estamos percebendo, novamente teremos uma safra antecipada pois em outros anos a contratação se dava mais no fim de fevereiro”.

Um dos motivos apontados para a movimentação mais cedo neste ano é a quebra da safra no campo, que na região deve chegar a 30%, conforme dados da Afubra. Com isso, as empresas estão se adiantando para garantir o produto e atender seus clientes. “Com a quebra na safra haverá menos tabaco no mercado o que contribui para que as indústrias antecipem-se para não correrem risco de ficarem sem produto. Verificamos que o aumento na contratação nesse período está sendo influenciado por uma empresa que deve estar atenta à isso”, afirma Sehn.

Olá Jornal