Contratação de safristas deve ultrapassar mais de 5 mil na atual safra em Venâncio

Olá Jornal
fevereiro02/ 2022

Uma nova safra de processamento de tabaco começa a movimentar as indústrias de Venâncio Aires. A projeção para o atual ciclo de temporários é de manter o volume de contratações em mais de 5 mil admissões. As duas maiores empresas do setor no município, Alliance One e CTA Continental já realizam as contratações desde janeiro, para o novo período de safra no processamento de tabaco.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins, Rogério Borges Siqueira, os números de 2022 devem manter o movimento de trabalhadores registrado no ano passado.

O pico de contratações em 2022 deve ser alcançado entre os meses de fevereiro e março. “A estimativa é de manutenção do movimento de trabalhadores na atual safra. As empresas iniciaram algumas contratações de temporários ainda em janeiro, mas os próximos dois meses devem ser mais intensos,” destaca Siqueira.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ao longo de 2021 foram admitidos 5.992 trabalhadores nas indústrias de processamento de fumo. No ano foram realizados 5.743 desligamentos no setor. O saldo é positivo em 249 empregos gerados em 12 meses. O resultado é 176.6% maior que o registrado em 2020 – o primeiro ano de pandemia registrou nas indústrias do setor 6.215 admissões e 6.125 desligamentos. O estoque de trabalhadores nas indústrias de transformação do segmento registrou aumento de 19,32%, ficando em 1.538 trabalhadores.

A entidade de classe, apesar de estimativa de postos de trabalho movimentados na safra, destaca o encerramento das atividades em Venâncio Aires da UTC. “A empresa até o ano passado movimentou cerca de 700 trabalhadores. Há indicativos de que as outras empresas irão suprir essa mão de obra, mas só no fim da safra teremos um número exato do impacto na economia local e na redução de trabalhadores temporários contratados,” comenta.

MAPEAMENTO
Na última semana, os sindicatos vinculados à Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) realizaram reunião virtual para discutir as projeções do ano e as movimentações das contratações. No encontro as entidades de classe apresentaram perspectivas com a nova safra e com os contratos de temporários. Em âmbito regional, a Fentifumo tem expectativa positiva em decorrência das duas últimas safras, que foram diretamente impactadas pela pandemia. Em todo o país, o volume de contratos reduziu na casa dos 6 a 8%, dependendo do estado e região, a projeção para o ano é de aumento nos contratos temporários nas indústrias do setor do tabaco.

EMPREGOS 2021
Venâncio Aires encerrou 2021 com saldo positivo de 1.170 vagas criadas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 31, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregos (Caged), com as informações de dezembro, fechando os 12 meses. Ao longo do período foram 14.462 admissões, e 13.292 desligamentos.

O saldo positivo do ano não foi verificado ao longo de dezembro, que registrou 330 demissões no saldo. No último mês do ano foram realizadas 517 admissões e 847 desligamentos.

O resultado na geração de empregos de 2021 é 142,7% maior do que o de 2020. Naquela ano o saldo de empregos foi de 482 postos criados ao longo de 12 meses.

Olá Jornal