Contrabando de cigarros em pauta na Esplanada dos Ministérios

Janine Niedermeyer
maio17/ 2017

De cada três cigarros consumidos no Brasil, um é contrabandeado. Para por fim a esta realidade, prefeitos dos municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia, além de líderes de entidades como o Sindicato Interestadual da Industria do Tabaco (SindiTabaco), a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) e deputados deverão participar de audiências com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e da Justiça, Osmar Serraglio.

Liderada pela AmproTabaco e pela senadora Ana Amélia Lemos, a mobilização busca por medidas mais enérgicas para pôr fim ao contrabando de cigarros no país. A agenda na Esplanada dos Ministérios inicia nesta quinta-feira, 18, às 10h, quando o grupo será recebido pelo ministro da Justiça. Já às 15h acontece a audiência no Ministério das Relações Exteriores.

Na última terça-feira, 16, em audiência com o ministro interino da Agricultura, Eumar Novaki, o articulador da ofensiva, o prefeito de Santa Cruz do Sul e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Telmo Kirst, entregou uma carta da entidade ao ministro interino, que, dentre outras coisas, abordou o efeito catastrófico do mercado ilegal para toda a sociedade brasileira.

O documento contempla números da evasão fiscal, acentua o impacto da perda de receita sobre a economia dos municípios produtores, menciona os riscos à saúde dos consumidores e alerta para o fato de que o contrabando financia atividades criminosas, como tráfico de drogas e armas.

Telmo disse que a questão do contrabando de cigarros no país causa grande preocupação nos municípios onde se produz tabaco, principalmente em Santa Cruz do Sul, que também industrializa o produto para todo o Brasil.

“Estamos competindo com um produto que não passa pelo controle de qualidade da Anvisa e com preço muito inferior aos praticados no mercado. Queremos que o governo federal passe a agir de maneira mais efetiva para combater o contrabando e evitar a derrocada da economia nos municípios”, disse na ocasião.

A audiência com os prefeitos e demais lideranças da cadeia produtiva foi intermediada pela senadora Ana Amélia Lemos, que, na ocasião, falou sobre a importância do setor para os produtores e para a economia dos municípios onde se produz tabaco.

“O governo federal deixa claro que está preocupado com o produtor e com o impacto do contrabando na arrecadação dos nossos municípios. Mas precisamos de ações efetivas para proteger a economia desses municípios”, disse Ana Amélia Lemos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da AmproTabaco
Foto: Divulgação

Janine Niedermeyer