Contagem regressiva para embarcar para o Paraguai

Olá Jornal
agosto04/ 2018

Durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) de 2017 que ocorreu em Novo Hamburgo, dois projetos da rede municipal foram escolhidos para representar Venâncio Aires em outros países.
Um deles irá embarcar neste mês para o Paraguai. Com a conquista do primeiro lugar na Mostratec, o projeto “Elas Por Elas: Protagonismo feminino em histórias reais, narradas para as crianças em um audiolivro”, feito por ex-alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer e pela professora Fernanda Saldanha também recebeu o credenciamento para a “Fecitec Girasoles”, no Paraguai entre os dias 21 e 25 de agosto.
Segundo Fernanda, é muito gratificante ver até onde o projeto chegou e principalmente pelo tema que ele desenvolve. “Nós acreditamos que com esse projeto, humildemente estamos mostrando às crianças que as mulheres são fortes, corajosas, batalhadoras e podem realizar o que desejam, assim como os homens, que não são superiores nem inferiores”, comenta.
De acordo Fernanda, a educação precisa ultrapassar os muros da escola. “Um projeto tão significativo não faria sentido se não fosse compartilhado. E agora ter possibilidade de expandir ainda mais os limites, levando o trabalho ao conhecimento de pessoas de outro país, com outra cultura, é muito motivador e nos enche de orgulho”.
Conforme Fernanda, quando o projeto foi selecionado na Mostratec Júnior, a expectativa já era grande. “Parecia que demoraria muito até chegar este momento, mas agora a data está tão perto! Com certeza será uma experiência incrível”.
Para as estudantes Kellen Hoffmann e Kelli Guterres será uma honra, representar os colegas que também ajudaram a desenvolver o projeto em outro país. “É mais uma nova experiência e também algo de grande importância. Por isso ficamos muito felizes e agradecidas pela oportunidade de participar”, justificam.
O grupo irá receber auxilio do Município para realizar a viagem. Serão repassados R$ 6 mil para o transporte e alimentação durante o período da feira no Paraguai.

2ª EDIÇÃO
A segunda edição do projeto visa contar histórias de mulheres venâncio-airenses que são motivo de inspiração. Nesta etapa, o projeto teve com o apoio da população que pode enviar histórias de mulheres que achavam ser inspiradoras.
Segundo Fernanda, essa segunda etapa do projeto é uma forma de valorizar as mulheres do município. “Recebemos 12 histórias, mas sabemos que temos em nossa cidade muito mais histórias inspiradoras de mulheres, reconhecer e valorizar essas histórias, é um meio de homenagear estas mulheres e apresentá-las à população”.

ARGENTINA
Intitulado de “Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade”, o projeto desenvolvido pela professora Karine Wessling, irá representar a EMEF Benno Breunig com alunos Matheus de Freitas e Raqueli Hickmann Rodrigues, no “IX Foro de Ciencias y Civilización” que ocorre em outubro na Argentina.

Olá Jornal