Consulta Popular terá equipes volantes para a coleta de votos

Guilherme Siebeneichler
julho26/ 2017

A Consulta Popular deste ano ocorre entre os dias 1º e 3 de agosto. Para isso, o cidadão terá que votar em prioridades para investimentos no Vale do Rio Pardo, a partir do orçamento participativo. Em Venâncio Aires o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), mobiliza voluntários para buscar os votos e participação. Entre as medidas está a criação de equipes volantes para o perímetro rural. A proposta é de percorrer o interior com a coleta de votos no sistema offline, para posterior envio dos dados ao Governo Estadual.

Segundo a presidente do Comude, Jalila Böhm Heinemann, o objetivo é de garantir a participação superior aos 4% necessários para ficar no rateio dos recursos. “Por isso vamos unir várias frentes de trabalho. Há disponibilidade de recursos para gasolina, por isso, queremos utilizar o valor e ir ao perímetro rural buscar os votos.”

Com a votação ocorrendo de forma digital, o processo será realizado com a ajuda de aplicativos em smartphone, tabletes e computadores. Nesta quarta-feira, 26, serão definidos todos os roteiros e pontos para a realização da votação ao longo da próxima semana.

VEÍCULO LEVE

O conselho venâncio-airense busca recursos para a compra de veículos leves para o Corpo de Bombeiros. O item se enquadra na área de Segurança Pública, que terá o repasse de verba para a compra de equipamentos.

VOTAÇÃO

Ao todo, serão R$ 2.028.571,43 destinados ao Vale do Rio Pardo no orçamento participativo de 2018. A Consulta Popular terá votação exclusiva pela internet, aplicativo ou mensagem de celular. Cada cidadão com título eleitoral poderá votar apenas uma vez e indicará uma das propostas da cédula. Para votar, basta acessar: http://www.consultapopular.rs.gov.br/

Guilherme Siebeneichler