Consulta Popular para o Orçamento Municipal de 2021

Olá Jornal
agosto10/ 2020

A comunidade venâncio-airense pode participar da elaboração do Orçamento Municipal para 2021. A chamada Consulta Popular foi publicada no Diário Oficial e poderá receber sugestões de projetos e investimentos até o dia 15 de setembro. A consulta é feita por meio de duas questões: “Quais são as melhorias que poderiam ser implantadas no exercício de 2021?” e “Quais são os novos projetos que poderiam ser implantados?”.

Com as sugestões encaminhadas pela comunidade, o poder público venâncio-airense, pretende incrementar o orçamento para o próximo ano. Em outubro serão realizadas audiências públicas para apresentação da peça orçamentária, construída por comissão formada pela Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento, Controle Interno e demais setores administrativos. A participação popular ocorre por meio do site venancioaires.rs.gov.br.

O Governo Municipal vai coletar as sugestões e medidas apontadas pela comunidade. Uma comissão orçamentária elabora o planejamento financeiro do próximo ano. Até o fim de outubro a proposta precisa passar por votação na Câmara de Vereadores. Antes serão realizadas discussões públicas para apresentação das projeções orçamentárias.

PARTICIPAÇÃO
Assim como a participação em audiências públicas para discutir os gastos e receitas da Prefeitura de Venâncio Aires, a primeira vez que a população teve a chance de indicar demandas para a peça orçamentária de forma online, também não contou com interesse da sociedade. Apenas uma sugestão foi encaminhada por meio do site da Prefeitura em 2019. Naquela oportunidade a única sugestão enviada se referia ao recapeamento de vias centrais, o que já estava previsto no orçamento municipal.

Olá Jornal