Consulta Popular inicia no próximo dia 26

Olá Jornal
outubro21/ 2020

Entre os dias 26 de outubro e 03 de novembro a comunidade da região poderá participar da Consulta Popular de 2020. A cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo deste ano terá três projetos, todos beneficiando o desenvolvimento rural. Conforme definição da Assembleia Regional Ampliada, destes projetos, serão eleitos os dois mais votados. O projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada a receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021)será de R$ 371.428,57.

Os projetos que estarão disponíveis no processo de votação são: Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção de êxodo rural e da agricultura familiar; Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; e Fomento a agroecologia e a produção orgânica.

COMUNICAÇÃO
Este ano a Consulta Popular no Vale do Rio Pardo estará ganhando um reforço na divulgação do processo na região. Trata-se de uma atividade prática proposta na disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional da Unisc, formada por 26 alunos, das habilitações de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção em Mídia Audiovisual. Conforme a professora adjunta da disciplina, Angela Cristina Trevisan Felippi, a ideia é que os estudantes possam exercitar a prática profissional, vivenciarem de alguma forma o processo da Consulta Popular e o mesmo tempo contribuírem para o desenvolvimento regional.

Serão diversas as ações em comunicação propostas pelos estudantes, que tem como objetivo a mobilização para a Consulta Popular. Para a estagiária docente, Diana Filipina Anton, que é aluna do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unisc, nesta atividade, a turma se transformou em uma grande equipe, sendo que cada grupo ficou responsável por pensar e executar uma parte do todo.
Dentro os materiais produzidos pelos estudantes estão a criação de um card para a cédula de votação; a produção de vídeos que abordam as finalidades da Consulta Popular e do Corede Vale do Rio Pardo; a elaboração de releases para os meios de comunicação com circulação no município de Sinimbu, como rádio, jornal e portal de notícias; a criação de um card para a divulgação da Assembleia Regional Ampliada e um podcast em forma de entrevista com o vice-presidente do Corede/VRP, Angelo Hoff.

Olá Jornal