Consulta Popular encerra nesta terça-feira e região busca recursos para a Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Olá Jornal
novembro29/ 2021

A Consulta Popular continua até esta terça-feira, 30. A votação encerra às 23h59 de terça-feira, no aplicativo COLAB ou diretamente no site de Consulta Popular. Para votar é preciso ser eleitor.

A região trabalha a busca por recursos para o setor do Turismo, um voltado ao ecoturismo (trilhas e mapeamento no Vale do Rio Pardo), e outro para sinalização turística. No setor da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a proposta é de ampliar ações voltadas à produção de alimentos, com a destinação de recursos para a estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel). No Desenvolvimento Econômico, a proposta busca garantir recursos para o Fundo Garantidor, voltada às operações de crédito, especialmente para micros e pequenas empreendedores. E por último, recursos voltados à correção de solo das propriedades rurais.

A comunidade é convidada a participar do processo a fim de eleger os três projetos prioritários entre os cinco elencados, nas áreas de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico. A cédula de votação do Vale do Rio Pardo, contempla cinco projetos, sendo que os três mais votados serão os eleitos. Importante destacar que os municípios, para terem acesso aos recursos da Consulta Popular, deverão atingir, no mínimo, 2% de votos, conforme cada colégio eleitoral.

O valor para esse ano será de R$ 1.114.287,00, dividido igualmente entre os três projetos eleitos, assim sendo, R$ 371.429,00 para cada um. Historicamente, as duas microrregiões vêm trabalhando com o valor disponibilizado divido da seguinte forma: 1/3 do valor para o Centro Serra e 2/3 para o Baixo Vale. Para tanto, vão potencializar votos naqueles projetos de maior interesse para cada microrregião. Cada Comude está organizando pontos de votação, com auxílio das prefeituras, câmaras de vereadores e outras entidades locais, bem como, utilizando das redes sociais para divulgar o processo.

CÉDULA DE VOTAÇÃO

1 – Turismo: Ecoturismo – Trilhas ecológicas no Vale do Rio Pardo. A proposta envolve o mapeamento, abertura e sinalização de trilhas para fins de coturismo, caminhadas, ciclismo, etc.

2 – Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Fortalecer e ampliar ações para produção primária de alimentos pela agricultura familiar. Destinação de recursos para estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel) como compra de materiais, equipamentos e capacitação dos produtores no Vale do Rio Pardo

3 – Turismo: Sinalização turística da malha viária do Vale do Rio Pardo. Aplicação de recursos na melhoria e ampliação da sinalização turística nas rodovias e acesso aos municípios na região do Vale do Rio Pardo.

4 – Desenvolvimento Econômico: Fundo Garantidor – RS GARANTI. Projeto voltado a constituir um Fundo de aval enquanto garantia em operações de crédito, especialmente de micros e pequenos empreendedores em municípios do Vale do Rio Pardo.

5 – Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico: Correção do solo. Destinação de recursos para implantação de práticas conservacionistas, aquisição de corretivos e adubo orgânico para recuperar a fertilidade do solo na região do Vale do Rio Pardo.

FOTO: Dibulgação/Gov. RS

Olá Jornal