Consulta Popular direciona recursos para a agricultura familiar

Olá Jornal
outubro24/ 2020

A Consulta Popular deste ano inicia no próximo dia 26 e pela primeira vez terá sete dias de duração, totalmente online. Os projetos para votação englobam melhorias para o setor primário, com foco na agricultura familiar e produção de alimentos. Em Venâncio Aires, no mínimo será preciso registrar a participação de 1.047 pessoas, represetando 2% do eleitorado municipal. Assim, a cidade garante participação no rateio dos recursos.
O projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada à receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021) será de R$ 371.428,57.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, explica que a escolha dos projetos voltados para a agricultura, fazem parte do plano estratégico de desenvolvimento da região. “A produção de alimentos mais saudáveis, ou garantindo melhor produção, ajuda toda a região. A produção de alimentos é uma alternativa de renda para os produtores, melhor manejo, garante para toda a população do Vale do Rio Pardo uma vida mais saudável.”
A população regional irá votar em uma das três opções: Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar; Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; e Fomento a agroecologia e a produção orgânica.

“A produção de alimentos e o fortalecimento das pequenas propriedades são caminhos em potencial na nossa região. Tanto se fala de diversificação das lavouras de tabaco. Para isso, é preciso um planejamento e investimento que ajude o produtor a melhorar a sua produção e garantir consumidores conscientes da qualidade dos nossos produtos,” destaca Petry.

VENÂNCIO
A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Carine Larsen, destaca que Venâncio Aires o projeto 1 ( Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar), terá atenção especial por englobar a edução rural. “É uma forma de conscientização por meio da educação, para valorizar famílias do campo e fomentar a produção agrícola, dentro das escolas rurais. Precisamos fortalecer as escolas agrícolas para estimular os jovens rurais a permanecerem no campo, isso ajuda toda a população regional.”

MOBILIZAÇÃO
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que a mobilização dos municípios é muito importante pelo fato de que, para ter acesso aos recursos do Governo do Estado, cada um terá que atingir o mínimo de 2% dos eleitores. “Temos uma série de dificuldades em função da pandemia, que atrasou o calendário para a mobilização e tudo terá que ser de forma online. Então, quanto mais gente conseguirmos atingir de forma online, melhor será para atingirmos os índices de votação”, observa Petry.
Segundo ele, mesmo com os recursos sendo baixos, é preciso manter a tradição da região do Vale do Rio Pardo de buscar os recursos.

VOTO
A votação ocorre totalmente digital pelo site da Consulta Popular www.consultapopular.rs.gov.br ou através de SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.

Olá Jornal