Construção do anfiteatro de Venâncio deve sair do papel no próximo ano

Guilherme Siebeneichler
novembro29/ 2019

A criação do centro cultural de Venâncio Aires, começará a ser do papel, após destinação do recurso federal no valor de R$ 700 mil. O projeto do Multipalco, que será construído aos fundos do atual prédio histórico onde está a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, deve ter obras iniciadas nos primeiros meses de 2020. O recurso foi confirmado no fim de 2018, quando o então Ministério da Cultura, incluiu o Município em sobra orçamentária para colocar em prática o investimento.

Para realizar as obras, a estrutura administrativa da secretaria será alocada em prédio alugado, na rua Reinaldo Schmaedecke, ao lado da Biblioteca Municipal. O projeto inicial contempla a criação de anfiteatro com capacidade para 210 pessoas e revitalização do prédio histórico. O projeto total do espaço, que prevê ainda criação de salas de aula, espaço para oficinas e área administrativa, tem valor estimado em R$ 2 milhões.

A construção do Multipalco será destinada à apresentações culturais e ensaios de corais e orquestras. A estrutura contará com técnica e acústica adequadas. Há pelo menos 10 anos o Município buscava meios de viabilizar a recuperação do prédio da atual secretaria, que no próximo ano completará o seu centenário. A ideia inicial é de garantir a inauguração dos investimentos para marcar o aniversário do local.

O projeto arquitetônico do espaço está em fase de conclusão e deve ser analisado pela Caixa Econômica Federal. Após será aberto processo de escolha da empresa que vai executar o investimento.

Guilherme Siebeneichler