Conselhos do Esporte e da Cultura serão unificados

Olá Jornal
maio30/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou ao Legislativo Municipal proposta de reformulação da legislação que trata sobre os Conselhos Municipal de Cultura e Esporte. Atualmente cada um possui o seu grupo de gerenciamento. Entretanto, buscando garantir maior efetividade nas discussões e proporcionar melhorias na áreas de atuação, o Governo Municipal vai unificar os grupos deliberativos.

O grupo passará a ter representantes da Administração Municipal e da Sociedade Civil. Será formado por três representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes; um representantes da pasta de Desenvolvimento Social; um representante da Educação; três representantes do segmento artístico do Município; três da sociedade civil municipal; um representante dos professores de Educação Física; dois representantes de modalidades esportivas e um representante das entidades das pessoas com necessidades especiais.

Cada entidade indicará dois nomes, sendo um suplente para o período de dois anos. Os membros serão divididos em dois núcleos, um setorial da cultura e outra do esporte. Ainda existirá independência dos Fundos de Financiamento da Cultura e do Esporte, que seguirão critérios já em andamento pelos atuais conselhos para gerenciar os recursos. A manutenção busca evitar prejuízos às futuras ações políticas públicas culturais e esportivas, fortalecendo os movimentos do município.

A unificação também se deve pelo fato de que a maior dos integrantes do Conselho de Cultura, também faz parte do Conselho de Esporte. Isso garantirá maior dinamismo nas decisões e melhor forma da avaliação dos projetos do poder público focados nas duas áreas. A matéria deverá ser análise ainda no mês de junho pelos vereadores. As propostas foram aprovadas pelos dois conselhos e registradas em ato nas últimas reuniões.

Olá Jornal