Conselho Municipal do Turismo forma gestão para dois anos

Janine Niedermeyer
junho10/ 2017

A formatação do Conselho Municipal do Turismo em Venâncio Aires teve avanço importante nesta semana. Na noite de quarta-feira, 7, representantes de diferentes segmentos ligados a áreas turísticas se reuniram na Prefeitura para organizar a composição do colegiado, eleger a diretoria e marcar a posse dos membros, que entre titulares, serão oito nomes do Poder Público e dez da sociedade civil.

Cerca de 20 pessoas compareceram na reunião, onde a coordenadora do Departamento de Turismo da Prefeitura, Angélica Diefenthäler apresentou de que forma ficaria a estrutura do conselho, onde haverá integrantes de sete secretarias municipais e nove segmentos da comunidade.

DIRETORIA

A gestão será de dois anos, onde a presidência ficará com o empresário Valmor Heck (foto abaixo), da Venatur Turismo. Apesar de não poder estar no encontro da quarta-feira, 7, em função de estar retornando de viagem, o nome do profissional foi indicado e contatado pelo secretário Nelsoir Battisti aceitou o convite.

Ele terá como vice-presidente Rejane Rüdiger Pastore, da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim), 1ª secretária Angélica Diefenthäler e 2ª secretária Monica Regina Moraes, da Motiva Viagens.

METAS
A posse ficará para o final do mês de julho em data ainda a ser confirmada, pois a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo deseja na mesma data promover uma palestra para o grupo.
Outra definição é de que o conselho se reunirá uma vez por mês, sempre no período diurno e nas últimas terças-feiras de cada mês. Um dos passos iniciais dos membros será o de elaborar o regimento interno do grupo, sendo que posteriormente virão debates em torno de projetos, Fundo Municipal e captação de recursos para investimentos no setor turístico.

No encontro o primeiro tour promovido dentro do projeto “Redescubra Venâncio” foi também pautado. Angélica informou que na avaliação por escrita feita com os participantes do passeio, 50% consideraram ótimo e 50% como bom.

MEMBROS TITULARES
Poder Público (secretarias):
Desenvolvimento Econômico e Turismo – Nelsoir Battisti e Angélica Diefenthäler;
Agricultura – Vitor Luis Kroth
Planejamento, Orçamento e Gestão – Jalila Stahl Böhm Heinemann;
Cultura e Esportes – Saul Zart;
Meio Ambiente – Éder Schroeder;
Educação – Alice Theis;
Infraestrutura e Serviços Públicos – Rui Schwinn

Sociedade Civil:
Agências de Viagem e Turismo – Valmor Heck e Mônica Regina Moraes;
Setor Hoteleiro – Elisa da Costa (Solar Hotel);
Turismo de Lazer e Entretenimento – Luiz Henrique Ertel (Balneário Paraíso);
Turismo Cultural – José Cláucio Ferreira (Nucva);
Turismo Rural – Sônia Lang (Instituto Elo Perdido);
Grupos de serviço – João Moacir Ferreira (Rotary Club Venâncio);
Empreendimento de recepção turistíca – Diane Mirandoli (Casa do Mate);
Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) – Rejane Pastore;
Emater/Ascar-RS – Lissandra Rebelatto.

Fotos: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer