Conselho municipal de saúde mobilizado contra a PEC 55

Guilherme Siebeneichler
dezembro02/ 2016

Neste sábado, 3, o Conselho Municipal de Saúde promove mobilização no centro de Venâncio Aires contra o congelamento de gastos públicos, propostos pelo Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 55. O encontro será realizado na Travessa São Sebastião Mártir a partir das 9h. O grupo é formado por entidades representantivas e membros do poder público. A atual diretoria é composta por Adolfo Celoni da Rosan (presidente), Nestor de Azeredo (vice-presidente), Rosangela Menzel Ellert (secretária) e Izaura Landim (vice-secretária).

O objetivo é de alertar a comunidade para os prejuizos que a medida do governo federal poderá causar nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Senado aprovou na noite desta terça-feira a PEC que estabelece um teto para os gastos públicos. Por 61 votos a 14, o texto base foi aprovado na primeira votação, mas ainda passará por mais três sessões de discussão e mais uma votação.

A proposta, que prevê o congelamento dos gastos públicos por até 20 anos, foi aprovada em dois turnos pela Câmara antes de chegar ao Senado. Tornou-se prioridade do Governo Michel Temer que vê na medida a possibilidade de reequilibrar as contas públicas. Por outro lado, a proposta sofre oposição de parte dos especialistas e ativistas, que veem na regra ameaça a investimentos em saúde e educação.

CRÉDITO FOTO: Agência Senado

Guilherme Siebeneichler