Conselho Municipal de Gestão Compartilhada autoriza valor para a recuperação das nascentes

Olá Jornal
julho19/ 2020

O trabalho que vem sendo realizado desde 2018 de recuperação das nascentes do Arroio Castelhano terá continuidade. Isso porque, o Conselho Municipal de Gestão Compartilhada autorizou na última reunião o repasse de R$ 30 mil do Fundo para o Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano.

O valor será destinado, principalmente para a compra de material necessário para a recuperação das nascentes conforme demanda, e em contrapartida, a Prefeitura fornece mão de obra e técnicos para a elaboração do projeto ambiental.

Desde 2018, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater/Ascar-RS com a colaboração de empresas e entidades locais tem trabalhado na estruturação das vertentes naturais de água. Até o fim do mês passado, 15 nascentes em diversas localidades já haviam sido recuperadas pelo Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano. A última nascente recuperada foi em Linha Arroio Grande. Na próxima semana deve ser finalizada a nascente em Linha Sapé e a próxima a ser recuperada dentro do cronograma será a da Vila Deodoro, na Santinha. Processo este que é realizado a partir de uma parceria entre Executivo, Sicredi e os clubes de Rotary da cidade.

Até agosto do ano passado já foram catalogadas ao todo 243 nascentes. O mapeamento foi feito a partir do plano e ações que buscam garantir proteção e controle dos mananciais.

Fundo

O montante destinado ao projeto de recuperação das nascentes é oriundo da conta do Municipio, o qual recebe um percentual mensal sobre os serviços de abastecimento de água, executados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), desde 2010 quando foi assinado o novo contrato de programa, o qual concede a Companhia os serviços de abastecimento de agua e esgotamento sanitario e em contrapartida o municipio recebe os recursos alem de muitas obras ja executadas e em andamento. Estes mesmos recursos obedecem as clausulas do contrato, onde constam todas as areas a serem beneficiadas, como a drenagem urbana. Fazem parte do Conselho, a Administração Municipal, Sociedade Civil e membros das Corsan.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal