Conselho de Cultura conhece proposta de rua coberta em Venâncio

Janine Niedermeyer
junho21/ 2017

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão levou ao conhecimento dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural a proposta desenvolvida para o projeto de uma “Rua Coberta” em Venâncio Aires.

Os detalhes foram repassados em reunião ordinária do grupo, através da arquiteta e secretária Jalila Böhm Heinemann, ao lado da também arquiteta e servidora da pasta, Sabrina Assmann Lücke. Apesar de estar em antigas pautas e desejos do Executivo com a comunidade, a iniciativa ainda engatinha, mas a projeção da ideia foi um passo inicial dado pela pasta municipal.

A proposta discutida com membros do conselho prevê a colocação da estrutura na rua Osvaldo Aranha, ficando na quadra entre a Travessa São Sebastião Mártir e rua General Osório, esquina com a Prefeitura.
Pelo projeto, ainda aberto a adequações, a cobertura teria altura de seis metros, sendo que a Osvaldo Aranha se transformaria em uma via dupla para circulação de carros nesse trajeto, como em moldes da Avenida Ruperti Filho, mas em sentido único nos dois lados.

Construída no mesmo nível da rua, o espaço coberto teria em uma das laterais um palco para apresentações, com medidas de 6m x 5m, tudo já adaptado com acessibilidade para qualquer público ou artista.

FINANCEIRO

Segundo a secretária Jalila, ainda não se conta com recursos disponíveis para esse investimento, porém, a pasta do Planejamento tem ficado atento a abertura de editais ou programas no Governo Federal, para conquistar recursos para a obra, especialmente via Ministério do Turismo.

O uso de emendas parlamentares também pode ser uma forma de viabilizar o local, como ocorreu no ano passado em Candelária. O município de Sobradinho é outro que está em vias de fazer a obra, com custo estimado em R$ 250 mil.

A proposta também estará sendo levada para conhecimento dos membros do Conselho Municipal do Turismo. A próxima reunião ordinária deve ocorrer, no entanto, apenas no mês de agosto. Junto a Cultura, os integrantes indicaram a necessidade de aumentar a estrutura do palco de espetáculos, incluindo a posição da estrutura, ficando na entrada da rua coberta, mas móvel.

Ao mesmo tempo, esta infraestrutura precisará respeitar o projeto de revitalização da Praça da Matriz, onde a obra deve começar ainda em 2017.

Foto: Divulgação/ PMVA

Janine Niedermeyer