Conselho aprova proposta para o Centro Municipal de Cultura

Janine Niedermeyer
outubro24/ 2016

Propostas e alternativas para o futuro Centro Municipal de Cultura de Venâncio Aires foram expostas e aprovadas pelo Conselho de Política Cultural. A reunião do grupo ocorreu na quinta-feira, 20, à noite, onde o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz trouxe as ideias reunidas em evento aberto promovido na Biblioteca Pública, dia 14 de setembro.

O Programa de Necessidades da obra, montado com apoio do diretor do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Marcelo Arioli Heck, está basicamente separado por três setores: área externa, acesso e área fechada, ou seja, em uma residência seria o pátio, a entrada e o interior da casa.

No box você confere itens pensados para este Centro. Conforme Thomás, aprovado isso pelos membros, a pasta enviará a documentação novamente para o IAB, que vai formular essas informações para averiguar, por exemplo, os custos da obra e valores para o concurso público. O retorno do instituto deve se dar em até sete dias após esse encaminhamento.

PREFEITO ELEITO
Nesta mesma reunião, o prefeito eleito Giovane Wickert esteve presente por alguns minutos, para explanar a ideia de Prefeitura e Conselho atuarem unidos e não ter lados opostos. “Espero um conselho multiplicador de criatividade, por ser um ano de dificuldades, com o déficit que teremos. Também quero
que nos provoquem, nos pautem, enquanto Executivo”, enfatizou Wickert.

NECESSIDADES:
ÁREA EXTERNA – Bicicletário, estacionamento (50 vagas), guarita, mirante, sanitários, palco externo e paisagismo;
ACESSO – Área de acesso elevada, para aproveitamento da parte de
baixo. Um formato na arquitetura definido em Pilotis, que são colunas ou pilares estruturais;
ÁREA FECHADA – Hall principal, área para exposições, auditório e cinema (80 pessoas), biblioteca, administrativo, café, depósitos, salas
multiuso (sendo uma especial com proteção acústica), Secretaria de
Cultura e teatro em 800m².

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer