Conselhão debate desenvolvimento pela tecnologia e estratégia

Guilherme Siebeneichler
novembro08/ 2017

O uso da tecnologia e da estratégia para o desenvolvimento de Venâncio Aires pautou a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, chamado ‘Conselhão’. Formado por lideranças do município o grupo tem como objetivo auxiliar na gestão pública municipal e encontra-se com o prefeito a cada 90 dias.

Nesta segunda-feira, 06, ocorreu o primeiro encontro oficial na sala de reuniões da prefeitura quando os integrantes assistiram a duas palestras e conheceram os dados econômicos atualizados do município. O vice-presidente da Assemp, Eduardo Kroth, abordou o tema ‘Estamos preparados para ser uma cidade Inteligente?’ Ele trouxe exemplos de como a tecnologia já é utilizada em Santa Cruz do Sul para auxiliar o dia a dia da cidade. “Tecnologia não é inteligência. É preciso entregar melhores serviços para a população”.

Kroth também falou da importância do cruzamento de dados e da integração de serviços na resolutividade de problemas. Ainda destacou a relevância do conselho. “É o grande caminho porque tem mix de setores econômico e social”.

ESTRATÉGIA
O consultor da Bring – Soluções Integradas para Resultados Sustentáveis, André Arnt, explanou sobre a urgência de o município se repensar e adotar estratégias para ser mais competitivo. “Como está Venâncio em relação aos outros municípios?”, indagou exemplificando que esta pergunta deve ser um vetor para o desenvolvimento.

Para ele, é fundamental traçar metas: como será Venâncio em 2037? é uma das questões que podem nortear esse caminho. “Para o homem pisar na lua muitas descobertas foram feitas a partir dessa meta que lhes foi dada”, compara.

O secretário da fazenda, Eleno Stretz, apresentou a lista das 100 maiores empresas e a projeção do ICMS para 2018, que deve ser de 0,59, quando em 2017 ficou em 0,55. O Conselhão deverá se reunir novamente em novembro para uma apresentação, por parte do prefeito Giovane Wickert, dos avanços do governo até o momento.

Guilherme Siebeneichler