• Hoje é: terça-feira, maio 22, 2018

Conhecimento e criatividade em circulação pelo Concurso Literário

Janine Niedermeyer
junho25/ 2016

Promovido anualmente, o Concurso Literário Municipal em Venâncio Aires chega na 8ª edição em 2016. A atividade está ligada sempre à Feira do Livro, que ocorre em setembro, com o propósito de agregar conhecimento com a criação dos estudantes e da comunidade.

O elo entre as duas promoções instiga a população a conhecer os escritores que marcarão presença no evento literário e mobilizá-los a criar a partir dos livros e do tema deste ano, que é “Pensar criticamente, leitura e transformação, educação para a cidadania”.

São 9 categorias, onde em alguma delas, a comunidade escolar e a população de maneira geral poderão se encaixar para participar. As novidades implantadas foram a produção de curta-metragem (com no máximo 5min) e de charges.

Avaliações

Em 2016, o desenhista e chargista venâncio-airense Cassiano da Rosa de 34 anos, que será o responsável pela criação da ilustração da Feira, também vai avaliar os trabalhos nesta categoria do concurso. Com 12 anos e meio na área, o profissional afirma que ele vai olhar para três quesitos.

“A questão da pessoa ter explorado na charge a temática atual, colocar a sua dose de humor e o desenho em si”, relata Cassiano. Ele vê como fundamental esse trabalho com os jovens, como maneira de explorar a parte artistíca e diz que uma definição de charge é realizar uma sátira do que acontece na atualidade.

Para a imagem desta 17ª Feira do Livro, ele adianta que pretende concluir o material ao longo do fim de semana, para entregar até, no mais tardar, na terça-feira, 28. Com cerca de 3 mil charges já elaboradas, desde 2001 o material é divulgado.

As Secretarias Municipais de Educação e da Cultura estão aptas a receber os materiais, assim como a unidade do Sesc e a Biblioteca Pública. O prazo final de entrega é 15 de agosto. Os textos, charges e vídeos estarão sendo avaliados por profissionais de cada área.

Serão selecionados três textos, três desenhos, três vídeos e três charges destaques de cada categoria que serão premiados. Os primeiros lugares com troféu e os segundos e terceiros com medalhas.

CATEGORIAS:
1 – Escolas de Educação Infantil – 1 desenho;
2 – 1º e 2º Anos – 1 desenho;
3 – 3º e 4º Anos – 1 Poema (verso);
4 – 5º e 6º Anos – 1 Poema (verso);
5 – 7º e 8º Anos – 1 Charge;
6 – 9º Ano, Ensino Médio e EJA – 1 Charge;
7 – Professores de Artes com suas turmas de 9º, Ensino Médio e EJA – 1 Vídeo/Documentário;
8 – Comunidade 1 (18 anos em diante) – 1 Charge;
9 – Comunidade 2 (18 anos em diante) – 1 Vídeo/Documentário.

Foto: Cassiano da Rosa vai avaliar os trabalhos na categoria de charges e criar a ilustração da Feira do Livro.

Crédito: Arquivo Pessoal