Conflitos que emperram o esporte de Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
agosto03/ 2016

Existe uma grande diversidade esportiva em Venâncio Aires, mas as duas bases de luta para fortalecer as variadas opções (que muitas vezes divergem entre si) se mostram distantes na prática. Conselho Municipal do Esporte e Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo tiveram um encontro na última semana, onde se perceberam insatisfações de ambos os lados.

O próprio futuro do Conselho Municipal do Esporte ao que se vê ainda é um ponto de interrogação. A reunião chamada pelo titular da pasta, Thomás Lenz, mostrou um panorama de insatisfação total por parte daqueles que integram o grupo.

O atual presidente Everton Coutinho e a secretária do conselho, Nara Helfenstein foram os que fizeram os maiores apontamentos e afirmaram que não desejam e nem irão continuar à frente dos trabalhos, na troca de gestão, que encerra em novembro.

O início da reunião já mostrou que, como se deu a formação do conselho e a inatividade desde o período de criação em 2014, não agradaram. “Começamos o conselho com muita vontade, com pessoas capacitadas e representantes das instituições. Mas era só isso, vontade. Depois vieram reuniões sem ter o que decidir e que foram se esvaziando”, relatou Everton.

SEM AÇÃO

Na visão do profissional, faixa preta de taekwondo, passados já cerca de um ano e meio de formação, o conselho não teve voz. Everton afirmou que o conselho apenas participou quando indicou um nome para o Destaque Esportivo e ao assinar repasse de verbas, via Fundação de Esporte e Lazer do estado (Fundergs).

“Não vejo a hora de chegar novembro e repassar o cargo, até para alguém que talvez queira fazer essa política antiga”, criticou Everton. O grupo ainda citou o elevado repasse feito para Assoeva e Guarani, assim como a implantação em grande escala, das academias ao ar livre.

“Nem passou por nós a aprovação de onde seriam colocadas e nem fomos consultados, de como usar esses valores”. Para Everton Coutinho, muito poderia ter sido investido na criação de quadras esportivas, visando a prática de diversas modalidades.

RETOMADA

Em meio a esse emaranhado de situações colocadas pelos integrantes do conselho, o secretário Thomás explicou que havia chamado a reunião para propor mudanças, como buscar e trabalhar de maneira qualificada a captação de recursos financeiros, via lei de incentivo ao esporte.

Segundo ele, toda essa reestruturação precisa da presença dos membros e que o início disso seria a formação de produtores de eventos esportivos em Venâncio Aires. Em contraponto, porém, Everton Coutinho afirmou que o norte para esse apoio partiria da própria Administração, em recomeçar a viabilizar a implantação de uma quadra multiuso no Parque do Chimarrão.

O pedido seria por um contrato de comodato, para uso, onde hoje está o denominado Palco Super Lenz. A ideia seria ter o local disponível para proporcionar aulas, por exemplo, na área das artes marciais. “Seria uma conquista desse conselho. Poderíamos criar uma associação, para administrar o espaço”, citou Everton.

No entanto, Thomás logo colocou que, no momento, essa é uma proposta inviável de realização. O secretário ainda afirmou que para uso desse espaço basta fazer um pedido junto ao Executivo, sem a necessidade de ser ‘dono’ do local.

Guilherme Siebeneichler