Confira como foi a votação no Senado para o impeachment

Janine Niedermeyer
maio12/ 2016

O plenário do Senado Federal aprovou, na madrugada desta quinta-feira, 12, a instauração do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Com 78 senadores presentes, 55 votaram favoravelmente à continuidado do processo de impedimento, enquanto 22 votaram não. Apenas o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), optou por não votar.

Antes da votação, realizada por meio de painel eletrônico, os senadores que se inscreveram tiveram a oportunidade de defender seus votos por até 15 minutos cada. Por isso, a sessão que teve início às 10h de quarta-feira, 11, só se encerrou às 6h40 desta quinta-feira, após o pronunciamento do Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo e da votação.

A sessão para a votação durou mais de 20 horas. Durante o dia, dos 81 senadores, 69 discursaram apresentando seus motivos para acatar ou não a abertura de processo contra Dilma.  Diferentemente da Câmara, no plenário do Senado não houve orientação das lideranças anteriormente à votação. Confira, abaixo, como votou cada senador gaúcho:

Ana Amélia (PP) – SIM

Paulo Paim (PT) – NÃO

Lasier Martins (PDT) – SIM

Com isso, o processo foi formalmente instaurado, e Dilma é afastada por até 180 dias. O vice-presidente da República, Michel Temer, assume o cargo pelo período. No próximo passo, com a presidente já afastada, o processo passa a ser julgado pelos senadores.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Janine Niedermeyer