Confira a coluna do Olávo deste sábado, 04

Olá Jornal
agosto04/ 2018

TAXI OU UBER
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de concessão para licença de ponto de táxi. O edital foi publicado nesta terça-feira, 31, e destina a licença de operação para a localidade de Linha Cipó. A concessão acaba chamando atenção por conta de outros formatos de serviços para transporte compartilhado. É o caso de Uber, Cabify e POP. Venâncio Aires ainda não garantiu a legislação sobre o assunto, que segue em discussão na Administração Municipal. Apesar disso, profissionais de aplicativos já atuam no município, por conta da abrangência regional. Santa Cruz do Sul regulamentou este tipo de serviço em maio.

MELHORIAS
A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social receberá melhorias no atendimento do Cadastro Único. A Administração Municipal abriu processo de licitação, por meio de pregão eletrônico, para a aquisição de móveis que irão ser incorporados ao espaço de atendimento. A previsão é de investir cerca de R$ 17 mil em melhorias. São mesas, balcão de recepção, cadeiras de escritório, divisórias modulares e bancos de espera. A proposta do secretário José Arnildo Camara é de melhorar os atendimentos no setor de assistência social. Assim como na saúde, este é um segmento do poder público que possui muitas demandas, em especial de auxílio social.

DUPLICA
Ganha força na região os movimentos para garantir a duplicação da RSC-287. A união de entidades empresariais do Vale do Rio Pardo ocorre e fomenta a discussão. O momento é oportuno e precisa ser trabalhado com os candidatos que estão na disputa ao Governo do Estado. O desafio do movimento é de registrar, assinar, garantir em cartório o compromisso de duplicar esta rodovia. O plano inicial era de colocar nos pacotes de concessão, com o compromisso de aumento da capacidade de tráfego. Não saiu do papel o plano e por conta do período eleitoral, não deve ocorrer este ano. Mas o próximo governante precisa estar alinhado com a necessidade do nossa região.

REJEIÇÃO
Pesquisa por telefone realizada pelo instituto DataPoder360 mostra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da disputa para presidente, com 20% das intenções de voto. O capitão da reserva também é o candidato mais conhecido entre os entrevistados – 66% disseram conhecê-lo. E o mais rejeitado – 65% declararam que não votam nele de “jeito nenhum” . A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, 1º, tem um cenário de corrida presidencial. Atrás de Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 13%, Geraldo Alckmin (PSDB), 9%, Marina Silva (Rede), 6%, Fernando Haddad (PT), 5%, e Alvaro Dias (Podemos), 4%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos. Bolsonaro está empatado dentro da margem de erro com Alckmin na comparação por rejeição. 62% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano.

ELOGIOS
Em um ano e dois meses de funcionamento do Fiscale, da Prefeitura de Venâncio Aires, foram feitos mais de 5 mil registros, entre solicitações, reclamações, denúncias e pedidos. Entretanto um dado chama atenção. Neste período apenas cinco elogios foram registrados. A maior parte das demandas também não são de benefício comunitário, são para resolver problemas pontuais e de forma individual. Vale a reflexão.

Olá Jornal