Confira a coluna do Olávo desta quarta-feira

Olá Jornal
março28/ 2018

FESTA E FESTA
A campanha começou para muitos pré-candidatos em Venâncio Aires. Pelo menos a rotina já mudou e nos fins de semana tem faltado festa para receber a visita dos postulantes a cargos públicos. A velha política se mantém com vigor, mesmo para aqueles que defendem um novo modelo político no Brasil. E a tendência é ampliar estas participações em eventos comunitários ao longo dos próximos dias, quando se aproxima o calendário eleitoral. Vale lembrar, que os partidos e coligações podem escolher seus candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. No dia 15 do mesmo mês encerra o prazo para os partidos e coligações registrarem os seus candidatos na Justiça Eleitoral. O período da propaganda eleitoral inicia em 16 de agosto. A divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de propaganda eleitoral termina no dia 05 de outubro. Prepare-se, vai ser um bombardeio de candidaturas, não só no rádio e TV, mas também, pelo primeira vez, na internet com mídia paga.

NOVOS NEGÓCIOS
O Governo Municipal espera atrair novos negócios para Venâncio Aires com a aprovação de lei que prevê, entre outros itens, a isenção de até 100% do IPTU para empreendimentos. A matéria que deve ser votada até a próxima semana, estipula ainda redução de até 100% do ITBI e diminuição para alíquota mínima de 2% do ISSQN. Os tradicionais incentivos, como doação de imóveis e auxílio aluguel, seguem previstos no projeto “Venâncio Sem Fronteiras.” A lei também deverá facilitar a ocupação da área no entorno da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), que receberá um novo distrito industrial.

Nós que pagamos
O colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, informa que deputados e senadores gastaram R$ 6,2 milhões entre 2015 e 2017 apenas com suas cotas parlamentares com segurança privada. A informação leva em consideração levantamento do site Ranking dos Políticos. Para garantir a segurança de suas excelências, além de segurança privada, os parlamentares contam com 120 policiais legislativos no Senado e mais 275 na Câmara. Entendeu? Estão sem segurança nas cidades e municípios. Mas os representantes do povo, muito bem guardados.

Questionamentos do Carnaval
Na reunião preparatória da sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 26, os parlamentares receberam representantes do Carnaval de Venâncio Aires. Os membros da Liga Carnavalesca participaram do encontro a pedido do vereador Sid Ferreira (PDT). O parlamentar busca informações para prestação de contas dos desfiles realizados em 2017. Eduardo Kappel (Progressista) criticou o pedido do pedetista, durante a sessão, após a reunião, já que as contas dos festejos foram encerradas e prestadas ao Governo Federal, por meio da Lei Rouanet. Tal legislação exige a publicação de notas fiscais e relatórios financeiros. Além disso, um patrocinador privado, que não integrou os valores captados na lei, fez doação, sem ser identificado. Aguardemos os próximos capítulos.

AÇÃO AMBIENTAL
Na última quarta-feira, 21, o Olá Jornal não circulou na edição impressa. O objetivo foi de economizar água, já que o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água. A medida economizou mais de 200 mil litros. A ação do Olá foi lembrada pelo vereador Zé da Rosa (PSD), na última sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio.

Olá Jornal