Confira a coluna do Olávo desta quarta-feira, dia 22 de agosto

Olá Jornal
agosto22/ 2018

Debate aberto
O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) participa nesta quinta-feira, 23, de reunião aberta da Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro (Conicq). O encontro ocorre em Brasília e discute o posicionamento que o governo brasileiro levará para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP8). Neste ano o prefeito venâncio-airense, junto com a Amprotabaco, tem adotado um novo diálogo com representantes da saúde, buscando apoio para a criação de políticas públicas para a diversificação de culturas agrícolas. O evento global que discute medidas para diminuir o consumo de cigarros ocorre em outubro entre os dias 1º e 06. Representantes da região devem integrar os debates e os prefeitos da associação dos municípios produtores querem garantir apoio da Conicq para assegurar uma forma de credenciamento. Em outras oportunidades, prefeitos e membros da cadeia produtiva do tabaco ficaram de fora das discussões.

REFORMA DA CÂMARA
A presidente do Legislativo Municipal, Sandra Wagner (PSB) quer colocar em prática nos próximos dias projeto de melhorias na Câmara de Vereadores. Desde a entrega do prédio atual do Parlamento Municipal, são registrados problemas na estrutura. Ainda em 2013, o então presidente Telmo Kist realizou obras de reparos, já que problemas no telhado e sistema hidráulico foram constatados. O prédio até foi alvo de CPI. Agora outros reparos serão realizados, que devem custar até R$ 80 mil. Sandra projeta que os investimentos não serão concluídos este ano, mas terão início.

BANRISUL NO DEBATE
Vira e mexe a privatização do Banrisul volta ao debate eleitoral. Neste ano não é diferente. Mas há um candidato que defende esta proposta, e afirma que se eleito, vai colocar em prática a medida. Mateus Bandeira, candidato a governador do Estado pelo Partido Novo, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, foi direto ao ponto sobre os pilares do seu projeto de governo: retirar das mãos do Estado as estatais e a organização das contas públicas. Mateus diz que as privatizações são absolutamente necessárias para que o Rio Grande do Sul tenha a possibilidade de sair da crise. Questionando se o Banrisul estaria na lista de estatais, o candidato não se esquivou: “Penso que 51% do controle do banco poderia ficar, sim, com o setor privado. Não existe razão para o Estado atuar no mercado financeiro com o banco”.

PESQUISA
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira indica o ex-presidente Lula (PT) na liderança da preferência de votos para as eleições presidenciais de 2018. Ele teria 37% das intenções contra 18% de Jair Bolsonaro (PSL). Num cenário sem Lula, Bolsonaro lideraria com 20%, mas com aumento considerável dos brancos e nulos: de 16% para 29%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto.

EXEMPLO
Santa Cruz do Sul é referência para a região. O embelezamento da cidade é um destes exemplos. Em outras cidades, inclusive em Venâncio Aires, é uma demanda crescente. Com a proximidade da Oktoberfest, o município vizinho realiza o plantio de mudas de flores nos canteiros centrais do município. As áreas públicas receberão cerca de 70 mil flores de espécies como petúnia, boca-de-leão, amor-perfeito, alegria de jardim, begônias e cravinas. Outras cerca de 30 mil mudas são distribuídas para escolas e entidades que cooperam para deixar o perímetro urbano mais bonito.

Olá Jornal