Confira a coluna do Olávo desta quarta-feira, dia 06 de setembro

Guilherme Siebeneichler
setembro06/ 2017

CONDOMÍNIOS FECHADOS
Uma das demandas do poder público local deve avançar nos próximos dias. Atualmente o Plano Diretor de Venâncio Aires não contempla a instalação de condomínios fechados no nosso município. Com investidores do ramo imobiliário interessados na cidade, a Prefeitura começa a propor a mudança. No próximo dia 29 será realizada audiência pública para discutir parte do tema. Entretanto, além de alteração no planejamento de desenvolvimento municipal, o governo editará uma legislação específica. O trabalho é desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, Orçamento e Gestão. A expectativa é de até o fim do ano contar com o texto pronto para ser enviado ao Legislativo Municipal.

RECICLAGEM
Após o prefeito Giovane Wickert (PSB) participar de missão à Coreia do Sul, buscando alternativas para o gerenciamento dos resíduos sólidos da região, nesta sexta-feira, a prefeitura recebe a visita de representantes comerciais de uma empresa norte-americana que fabrica usinas de lixo para a geração de energia. Com o iteresse do governo e dos municípios do Vale do Rio Pardo em buscar alternativas, a empresa quer apresentar o seus serviços e atrair interessados no negócio. Diferente das unidades visitadas no país asiático, a proposta da estrutura americana é de queimar o lixo e a partir disso gerar energia elétrica.

ÉTICA
A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores começa a analisar o primeiro processo aberto contra vereador, neste ano. A situação envolve reclamação de secretário municipal que solicitou providências quanto a um parlamentar que estaria gravando ligações telefônicas, sem permissão. O processo na comissão iniciou no fim de junho, com a notificação do vereador. Na segunda-feira, 11, às 15h, os membros do grupo de ética parlamentar se reúnem para ouvir as partes envolvidas. A comissão é presidida por Ezequiel Stahl (PTB). Ao longo de quatro sessões da Câmara de Vereadores, o parlamentar notificado pôde apresentar sua defesa.

FOLHA
A Prefeitura prepara as negociações da venda para o gerenciamento da folha de pagamentos dos servidores. A expectativa é de garantir ao menos R$ 2 milhões com o contrato. Atualmente é a Caixa Econômica Federal que administra os pagamentos do funcionalismo. Com o contrato vencendo neste mês, uma definição é aguarda também para garantir nova fonte de recursos ao tesouro municipal. Além da Caixa, Banrisul e Bradesco já manifestaram interesse em disputar esse contrato.

MÁQUINAS
O Governo Municipal finaliza o projeto de compra de novas máquinas pesadas. Venâncio Aires será um dos primeiros municípios a garantir recursos por meio do Banco do Brasil para a compra de equipamentos que serão destinados ao Parque de Máquinas. No total serão R$ 5,5 milhões para a compra de patrolas, retroescavadeiras e caminhões. O objetivo é de melhorar a infraestrutura viárias do interior.

Tags:,
Guilherme Siebeneichler