Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 29 de agosto

Guilherme Siebeneichler
agosto29/ 2018

CAMPANHA FORA
Os candidatos a deputado estadual e federal intensificam agendas fora do território de Venâncio Aires. A estratégia é de contabilizar eleitores em diversos pontos do estado, afim de garantir com o volume de votos em diversas regiões, uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. Nos últimos 15 dias da campanha, o foco será na região e em eventos do município. Há candidatos projetando 35 mil votos para garantir uma cadeira no Parlamento Gaúcho. Conta ainda no cálculo a representatividade das coligações, que devem diminuir este número de votos. A partir desta semana a campanha ganha mais peso, já que iniciam os períodos de propaganda em rádio e TV.

CONTAS E CONTAS
A Prefeitura de Venâncio Aires segue buscando equilibrar as contas municipais. O período, a partir de agora, exige controle de gastos, já que a arrecadação começa a cair até o fim do ano. Segundo o Portal da Transparência, do poder público local, até o dia 27 de agosto, a arrecadação municipal alcançou R$ 152.966.554,44. Já as despesas, pagas, somam R$ 119.367.059,59. O controle de gastos ao longo do ano é fruto da situação orçamentária das prefeituras, que possuem redução das receitas a partir do segundo quadrimestre. Isso se deve também ao encerramento do período de arrecadação do IPTU, parcelado, que segue até o fim de outubro. Aliado a isso, há esforço nos setores da Fazenda e Procuradoria-jurídica, para negociar débitos e dívidas com a Administração Municipal. Mesmo com o orçamento projetando déficit de R$ 10,5 milhões para o ano, a situação deve-se encerrar com equilíbrio no caixa, já que o controle de despesas ocorre de forma rígida desde janeiro.

NOVA EMPRESA
Nos próximos dias a Prefeitura de Venâncio Aires deve anunciar a instalação de uma nova empresa no município. O empreendimento deve gerar 120 novos postos de trabalho e faturamento mensal de R$ 4 milhões. O assunto foi destacado pelo vereador Nelsoir Battisti (PSD) na última sessão da Câmara de Vereadores.

TV SALVA?
Dez dias mais curta, a propaganda eleitoral na TV terá largada nesta sexta-feira e vai testar o poder do meio de ainda influenciar a escolha do eleitor. O formato desta eleição assegura aos presidenciáveis um total de 15 programas ao longo de 35 dias. Para quem tem mais tempo, como Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB), essa é considerada a última oportunidade de crescer nas pesquisas e chegar ao segundo turno. Diferentemente das últimas eleições presidenciais, custeadas com doações de empresas e marcadas por investimentos milionários em ações de marketing, a força eleitoral da TV tem sido contraposta ao imediatismo das redes sociais, canais do YouTube e WhatsApp. As propagandas dos presidenciáveis começam a ir ao ar em 1º de setembro e seguem até 04 de outubro.

BOLSONARO X MARINA
Pesquisa feita para o BTG Pactual pelo instituto FSB mostra Jair Bolsonaro na liderança isolada e Marina Silva no segundo lugar consolidado –essa percepção ajuda a explicar a concentração de ataques de apoiadores do candidato do PSL à postulante da Rede no fim de semana. Bolsonaro tem 24% e Marina 15% na pesquisa, realizada por telefone na sexta-feira e no sábado, com 2.000 entrevistas em todo o País. Geraldo Alckmin e Ciro Gomes vêm em terceiro lugar, empatados tecnicamente com 9% e 8%, respectivamente.

Guilherme Siebeneichler