Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Olá Jornal
agosto15/ 2018

CONTA PAGA POR TODOS
A situação de dificuldade das finanças públicas aparece todos os anos. Municípios que possuem poucas receitas próprias acabam sofrendo mais. Em Venâncio Aires já há déficit projetado para orçamento desde o ano passado. Com mais despesas, e diminuição da arrecadação, os atrasos em repasses estaduais e federais atingem em cheio o tesouro municipal. As dificuldades não são de hoje, há pelo menos seis anos, prefeituras sofrem para controlar o orçamento. Os serviços criados e o reajuste de valores por estas demandas acabam exigindo controle mais forte das despesas. Se nos municípios a situação já está no vermelho, Estado e União possuem contas enrroladas de forma bilhonária. Além de taxas e impostos que crescem, serviços podem ser paralisados. O contribuinte paga duas vezes.

FUNÇÃO GRATIFICADA
Nos últimos dias o Governo Municipal concedeu diversas funções gratificadas no serviço público. Este tipo de benefício garante ao funcionário um aumento salarial por coordenar ou liderar departamentos no setor público. Na última semana o vereador Tiago Quintana (PDT) encaminhou Pedido de Informações ao Executivo Municipal sobre o número de funcionários que recebem FG. A Administração Municipal possui 20 dias para responder o questionamento do parlamentar.

SEM TRABALHO
Congresso terá novo intervalo de duas semanas com corredores vazios. Ainda sem pauta definida para o próximo período de “esforço concentrado” no Congresso Nacional, marcado para dias 28 e 29 de agosto, deputados e senadores, até lá, devem deixar mais uma vez corredores e plenário da Casa sem circulação, como é comum em ano eleitoral. Em meio a articulações de campanha eleitoral nos estados, é consenso entre os parlamentares que este não é o momento de debater temas polêmicos que possam ter reflexo no resultado das urnas em outubro. Prova disso foi o balanço da primeira semana de “esforço”, nos dias 07 e 08 de agosto. No primeiro dia, foram aprovados alguns projetos, mas no segundo, não houve quórum para votações.

PESQUISA ELEITORAL
Grupo RBS contratou pesquisa eleitoral para o Rio Grande do Sul. O registro foi feito no sábado, 11, e o levantamento será realizado até o dia 17 de agosto. A pesquisa vai avaliar nomes que estão disputando os cargos para governador e senador. A divulgação do resultado deve ocorrer no fim de semana. O valor pago pelo levantamento é de R$ 79 mil.

CRÍTICO DA URNA
Jair Bolsonaro diz a todo o tempo que as eleições e a urna eletrônica não são confiáveis. Mas, até hoje, nenhum representante do PSL – partido que é filiado – foi ao TSE acompanhar os testes públicos que são feitos para garantir a segurança da urna.

QUASE 800 MIL PRESOS
O Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, relançado pelo CNJ, aponta que o Brasil tem hoje 605.815 presos e 189.797 mandados de prisão em aberto. Ou seja, se todos fossem encarcerados, o Brasil chegaria a quase 800 mil presos. Ou melhor: não chegaria, por falta de espaço.

Olá Jornal