Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 03 de junho

Olá Jornal
junho03/ 2020
ILUMINAÇÃO
A Prefeitura de Venâncio Aires assinou nesta segunda-feira, 1º de junho, adesão à ata de preços junto ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (COMAJA). Com isso, a Prefeitura firma parceria para aquisição e instalação de equipamentos de iluminação pública. Na prática, a Administração Municipal irá investir mais de R$ 5 milhões na modernização da rede de iluminação pública com lâmpadas LED. Esta é aquela iniciativa rejeitada por maioria dos vereadores, mas em projeto ampliado para o perímetro rural. Aquele projeto tinha investimento maior, de R$ 14 milhões. O Governo Municipal espera já a partir de junho implantar novos pontos de iluminação na área central da cidade.BOA INICIATIVA
O vereador André Luis Puthin (MDB) apresentou proposta de lei importante para as políticas locais de vacinação. A proposta do parlamentar é de garantir a vacinação domiciliar em pessoas com deficiência motora, multideficiência, doenças incapacitativas e idosos com dificuldade locomotora. O projeto de lei será analisado na próxima sessão ordinária da Câmara. A iniciativa garante acesso facilitado às pessoas com dificuldades para ir ao posto de saúde ou participar dos mutirões de vacinação.

IPTU SOCIAL
Outra iniciativa bacana que saiu da Câmara de Vereadores tem autoria da presidente Helena da Rosa (MDB). Ela propõe, por meio de indicação à Administração Municipal, a possibilidade do contribuinte venâncio-airense indicar percentuais de doação do IPTU para entidades assistenciais do município. A proposta, que teria que ser estipulada em lei municipal, possibilitaria unir esforços entre o Poder Público e a sociedade, para amenizar as dificuldades que muitas entidades já enfrentam e seguirão enfrentando por um longo período. A baixa da economia, a crise sanitária causada pelo novo Coronavírus e a própria estiagem enfrentada pelo estado, devem reduzir consideravelmente as doações e auxílios prestados por empresas e pessoas físicas às entidades sociais do município.

LUPA NOS RECURSOS
A vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) informou na sessão desta segunda-feira, 1º de junho, que pretende protocolar na Câmara de Vereadores a criação de uma comissão parlamentar para fiscalizar a aplicação de recursos da saúde vindos do Governo Federal, para o enfrentamento à dengue e o novo Coronavírus. Conforme a vereadora é importante garantir fiscalização nestes recursos. Durante sua manifestação, José Arnildo Camara (PTB) destacou que é fundamental a fiscalização dos vereadores, porém, disse que Ana Cláudia não poderia participar da comissão, por conta de problemas averiguados pela atual gestão, deixados pelo governo anterior.

CONTROLE
Venâncio Aires ultrapassou a marca dos 180 casos positivos da Covid-19 na última segunda-feira. Por outro lado, são considerados curados 173 pacientes. O vírus segue circulando em todo o país. Ações para o controle da doença e a maior testagem foram as estratégias adotadas pelo poder público local para reverter a situação de transmissão. Para ampliar ainda mais a identificação de casos e controlar o contágio, o Município aguarda a chegada de 1,5 mil kits de testes rápidos, que atualmente são a principal fonte de análise de suspeitas da doença. Teremos que conviver com este vírus até encontrar uma vacina. O caminho seguirá sendo o da prevenção e controle social.

 

Olá Jornal