Confira a Coluna do Olávo deste sábado, 06 de novembro de 2021

Olá Jornal
novembro06/ 2021

COMEÇA A COP9
O principal tratado de saúde pública, o de controle do tabaco, inicia a sua conferência global com os mais de 180 países membros, na próxima semana. O Olá Jornal fará o acompanhamento de todos os detalhes, com a equipe credenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, todos os debates ocorrem de forma online, comandados direto da sede da organização, em Genebra, Suíça. Na última terça-feira, 02, apenas o Olá Jornal, do Brasil, participou da coletiva de imprensa com a chefe do secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Adriana Blanco Marquizo. A jornalista Janine Niedermeyer realizou questionamentos sobre a importância do Brasil na COP9 e o trabalho de controle do comércio ilícito de tabaco. Faltou mais jornalistas do Brasil e em especial da região, para acompanhar de perto os debates que têm tudo a ver com a principal cultura agrícola do Vale. É preciso olhar atento às discussões, já que não ocorrem de forma presencial, o que pode resultar em dúvidas para a cadeia produtiva nos próximos anos.

244 NA MIRA
A principal proposta para garantir tirar do papel a ERS-244 entre Venâncio Aires e Vale Verde, a partir da troca de área com a empresa responsável pelo investimento, deve ganhar novo andamento. A expectativa é de anúncios nos próximos dias, uma vez que o governador Eduardo Leite (PSDB) concordou com o repasse da área do horto florestal da CEEE para a empresa que deve executar o asfaltamento. O acordo resultaria em até R$ 20 milhões em investimentos na estrada que conta com três pontes de concreto já concluídas e deve facilitar o trânsito entre a RSC-287/453 e a BR-290. A rodovia, se pavimentada, deve encurtar os deslocamentos e fomentar a criação de um novo eixo logístico regional.

HOMENAGEM
A vereadora Janete Brandão protocolou requerimento para o Legislativo Municipal prestar homenagem à Áudio Som. A empresa completa 35 anos de atividades e mostra que a trajetória de sucesso engloba profissionalismo e técnica de qualidade. Uma amostra disso ocorreu na noite do último dia 30, quando Pierre Bogorny e o filho Felipe Bogorny foram os responsáveis pela técnica do palco do desfile das soberanas da Fenachim. A estrutura contou com som, luz e telas de led. Quem conhece a acústica do ginásio poliesportivo sabe das dificuldades para trabalhar no local com sonorização. Os efeitos acústicos são minimizados com novas tecnologias e ajustes no tempo do som, para evitar o eco pelos quatro cantos. O reconhecimento da Câmara de Vereadores é merecido e demonstra a importância da Audio Som para muitas gerações na região.

BOM FRANGO
Outra homenagem que será prestada pela Câmara de Vereadores, é proposta pelo vereador Ezequiel Stahl (PTB), para marcar os 30 anos da Granja Avicola Bom Frango. A empresa comemorou o seu aniversário no dia 1º de novembro de 2021. Criada em 1991, em Linha Picada Nova, a Bom Frango trouxe desenvolvimento e geração de emprego para o perímetro rural do município. O reconhecimento deve ser entregue no próximo dia 08 de novembro.

SEMANA DO ESPORTE
A vereadora Luciana Scheibler (PDT)) protocolou na última sexta-feira, 05, projeto de lei propondo a criação da Semana Municipal do Esporte em Venâncio. Pelo texto, a semana inicia a partir do dia 19 de fevereiro e busca promover o esporte como meio de inclusão e promoção à saúde. A medida busca fomentar atividades esportivas e campanhas na cidade. O texto deve ser colocado em votação até o fim do mês.

Olá Jornal