Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 22

Olá Jornal
setembro22/ 2021

SETOR DO TABACO MOBILIZADO
Em novembro ocorre a 9ª Conferência das Partes da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco (COP9). O evento, que discute medidas restritivas para o setor, será realizado de forma online, em virtude da pandemia. Porém, marcado por dúvidas na pauta de discussões, o setor produtivo do tabaco se mobiliza para preparação aos debates, apesar de não conseguir acompanhar de forma integral. Nesta semana, a comissão nacional que debate e acompanha o tratado se reuniu para definir a pauta de defesas do Brasil. O Olá Jornal companhou as discussões que apontam para as posições que os representantes do país devem levar para o tratado internacional. A legitimidade da comissão foi questionada pelo deputado federal, Marcelo Moraes (PTB), uma vez que foi extinta por meio de decreto presidencial, conforme matéria nesta edição. Os olhares da cadeia produtiva do tabaco se voltam para o evento global. Para Venâncio Aires, medidas definidas na conferência, podem resultar em impactos econômicos, uma vez que a cidade é a terceira maior produtora do país e mais de 90% do que exporta envolve o tabaco.

DEBATE NA GRADE CURRICULAR
O vereador André Puthin (MDB) sugere à Prefeitura de Venâncio a inclusão de estudos e discussões educacionais sobre política, ética e cidadania em matérias da grade curricular do Ensino Fundamental da rede pública de Venâncio Aires. O parlamentar defende que os temas precisam de estímulo para o crescimento de jovens responsáveis e mais engajados politicamente. Entretanto, o vereador destaca que é preciso discutir estes temas sem paixões partidárias, já que o professor por sua proximidade com crianças e adolescentes pode analisar, criticar e debater toda a situação relacionada à política, ética e à cidadania.

LUZ SOLAR
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de licitação para aquisição de luminárias solares públicas integradas, com potência de 80W, para postes de 7 a 8 metros. No total serão adquiridos oito unidades do tipo ao custo unitário projetado de R$ 9,5 mil. A estimativa inicial de investimento alcança R$ 76,4 mil. A utilização destes pontos de iluminação será no Parcão, instalado junto ao bairro Aviação, que atualmente não conta com rede de iluminação pública. O pregão eletrônico será realizado no dia 07 de outubro, a partir das 14h no sistema eletrônico.

CONTROLE TOTAL
Durante coletiva de imprensa na última semana, a organização da 36ª Oktober destacou as formas de controle no parque em Santa Cruz do Sul, buscando cumprir os protocolos sanitários. O evento, que poderá contar com até 4 mil pessoas dentro da área do parque por turno, conta com sistema inteligente, criado pela Imply, que garantirá o acompanhamento do fluxo das pessoas. Os registros de entrada e saída são obrigatórios, inclusive para acessar o evento nos outros dias. A compra antecipada também dará controle de público. Um novo modelo, com uso da tecnologia para controle, para tempos jamais vividos na modernidade. A tendência, com evolução da vacinação, é de medidas menos restritivas ao longo do mês de outubro (07 a 12 e 15 a 17 de outubro), período em que será realizada a Oktober.

100 PROJETOS
Em resposta aos questionamentos feitos pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), de que diferente do governo anterior, a atual gestão possui projetos para captar recursos e garantir andamento na cidade, o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) entregou lista com mais de 150 projetos iniciados pelo seu governo e que poderão ser encaminhados na atual gestão. O material foi entregue também por assessores da bancada de oposição aos jornalistas que acompanham a sessão da Câmara de Vereadores. O assunto deve ganhar maior amplitude nos próximos meses, com o detalhamento dos projetos listados e que foram iniciados ou tiveram recursos conquistados na gestão passada. Os parlamentares da atual bancada oposicionista prometem levantar o assunto, já que ajudaram na captação dos valores.

Olá Jornal