Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 21 de abril

Olá Jornal
abril21/ 2021

FORÇA LOCAL
O resultado das exportações de Venâncio Aires no primeiro trimestre, destacado na capa da edição desta quarta-feira, coloca o município em cenário de destaque na economia gaúcha. O ano, duramente afetado por conta da pandemia, exigirá suporte às pequenas empresas e valorização dos grandes exportadores. Isso porque, mesmo com o cenário adverso, o volume de negócios internacionais nos três primeiros meses do ano, posiciona a cidade como a quarta maior em exportações no Rio Grande do Sul. Esses dados garantem o giro das indústrias locais e mostram a força da produção de tabaco na economia global. Além disso, diminuem as perdas no retorno tributário ao Município, que terá o orçamento afetado por conta da desaceleração geral dos demais setores econômicos. Momento de comemorar os resultados positivos das gigantes de Venâncio, pensar em formas de apoio e torcer por dias melhores.

CURSO PRÉ-VESTIBULAR PÚBLICO
A proposta do vereador Ricardo Bergmann Landim (PSL) de criação de um cursinho pré-vestibular público em Venâncio Aires, avança. Um grupo de trabalho será formalizado com representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Legislativo Municipal, para analisar a proposta. O objetivo é também incluir no orçamento municipal de 2022 da Prefeitura recursos para o custeio deste projeto. Além disso, o parlamentar defende formas de incentivo para professores voluntários.

AULAS PRESENCIAIS
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira, 19, uma Moção de Apelo solicitando ao Estado o retorno às aulas presenciais, através da alteração da classificação da bandeira para todas as regiões ou determinação do sistema de cogestão para ter a liberdade de legislar sobre a área da educação. Os vereadores aprovaram o documento de forma unânime e se aliam aos movimentos de empresários e pais que lutam pela retomada das atividades presenciais nos educandários do município, que estão desde o ano passado sem receber alunos. A posição do Parlamento Municipal é mais um elo de força na luta da comunidade pela retomada das atividades nos educandários. Uma manifestação ocorre nesta quarta-feira, na parte da tarde. Outras cidades da região também realizaram ações do tipo. No mesmo caminho a Assembleia Legislativo defende o retorno das atividades presenciais nas escolas. O Governo do Estado justifica que uma liminar na Justiça não permite a retomada das atividades, mas aguardam recurso da decisão.

CÂMARA SETORIAL DO TABACO
No dia 28 de abril às 9h a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco realiza reunião, a primeira do ano. O evento virtual terá na pauta de debates as reformas administrativa e tributária, exportações, comercialização do tabaco, novos dispositivos para fumar, COP9 e nova presidência. Atualmente, o grupo é liderado por Romeu Schneider, secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil. A troca de presidência deveria ter ocorrido no ano passado, mas por conta da pandemia houve prorrogação. Ainda não há indicação de nome para o cargo.

PRÊMIO LÍDER COMUNITÁRIO
A Câmara de Vereadores pode ganhar uma nova forma de reconhecimento. Está em tramitação o projeto de lei que institui no âmbito local o Prêmio Líder Comunitário. O texto tem autoria do vereador Renato Gollmann (PTB) e busca homenagear dirigentes de associações de moradores, de entidades sem fins lucrativos e cidadãos reconhecidos pelas suas comunidades como lideranças. Se aprovado, o reconhecimento será entregue no mês de maio, próximo ao dia 05, quando se comemora o Dia Nacional do Líder Comunitário.

Olá Jornal